Se você se espantou com o título deste artigo, bem-vindo a festa, afinal, parece que quase ninguém sabe que a Netflix tem uma plataforma de jogos mobile. Mesmo assim, a Netflix Games, nome da plataforma, parece ter títulos interessantes como Stranger Things, Gambito da Rainha, mas não interessante o suficiente para fazer com que mais de 1% dos seus assinantes usassem o serviço.
O que é a Netflix Games?
A Netflix Games é uma plataforma da Netflix gratuita para assinantes do seu serviço de streaming.
Ela está disponível para Android e iOS e pode ser acessada escolhendo a aba “Games” no aplicativo, onde os usuários podem baixar e jogar os jogos disponíveis.
Com essa facilidade de uso e sem custos adicionais, era de se esperar que estivesse fazendo bastante sucesso, mas esse com certeza não é o caso.
A Netflix tem jogos, mas ninguém joga
Os primeiros jogos no serviço apareceram em novembro de 2021 e gradualmente a empresa vem aumentando o seu catálogo, como uma forma alternativa de entretenimento para os seus usuários.
Essa parece ser mais uma estratégia da empresa para tentar superar as adversidades, como sua perda constante no número de usuários.
Uma proposta bem interessante, os assinantes entram para ver os filmes e séries, mas param para jogar um pouquinho.
Exceto que não tem funcionado bem dessa maneira. Embora a empresa não faça a divulgação de todos os seus números, recentemente veio a público que os jogos foram baixados apenas 23 milhões de vezes no aplicativo, com uma média diária de 1,7 milhões de jogadores.
Colocando isso em perspectiva, esse número representa menos de 1% dos 221 milhões de assinantes que a Netflix diz ter.
Por que o fracasso?
Com números tão baixos de downloads e considerando que eles são praticamente gratuitos, é fácil chegar a conclusão de que eles provavelmente são jogos de baixa qualidade, mas não é o caso.
A lista de títulos que a empresa colocou em sua biblioteca é bem sólida e conta com jogos de renome como Into the Breach e Moonlighter, além dos já mencionados anteriormente. Então o que está dando errado?
Estratégia ruim para os jogos da Netflix?
Embora não possa ser confirmado, já que a empresa não gosta de espalhar seus números por aí, os principais motivos para o serviço estar indo tão mal tem a ver com a estratégia da empresa.
Não só o marketing é ruim, fazendo com que a Netflix Games seja praticamente desconhecida, como os assinantes da Netflix são um público interessado em assistir e não jogar.
Mesmo que a aba de jogos esteja lá, isso não quer dizer que os usuários vão se interessar em testar.
Outro motivo para ser considerado é que uma boa parte dessas pessoas acessa a plataforma através de TVs e / ou computadores, onde a opção de jogos nem está disponível.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui