O Google Meet está recebendo um novo recurso que vai permitir o silenciamento de reuniões de forma mais rápida. Segundo a empresa, agora vai bastar apertar e segurar a barra de espaço do teclado para colocar a chamada em mudo e evitar o áudio vazado.
Novo recurso do Meet vai evitar áudio vazado
A situação é bem chata. Imagina só você em uma reunião e do nada você sai para resolver algo e esquece o microfone ligado. Todo o barulho da casa, crianças zoando, cachorros latindo e até sons de veículos na rua sendo transmitidos para os seus colegas de trabalho.
A nova ferramenta, que vem desligada por padrão, mas pode ser facilmente ativada indo no menu de configurações, promete resolver isso de uma forma bem simples.
Isso quer dizer que chega de ficar desconfortável porque todo mundo na reunião ouviu algo que você falou na sua intimidade.
Perfeito para interrupções súbitas, como algum amigo que chega fazendo barulho ou seu telefone tocando num momento inoportuno.
Ao apertar na barra de espaço, desde que a função esteja configurada, ela deve desativar momentaneamente o seu microfone, enquanto a tecla estiver pressionada.
Além do “push to talk”, os desenvolvedores também mencionaram ter melhorado o suporte a fones e outros acessórios conectados via USB, podendo mudar o padrão do dispositivo diretamente no programa.
Quando o atalho vai ser implementado e quem vai ter acesso?
A partir do dia 9 de setembro todos os clientes do Google Workspace e usuários de contas pessoais do Google já poderão usar o recurso.
Mas segundo a empresa, no início, apenas usuários do software nos navegadores terão acesso, já que o ele só deve chegar nos aplicativos algum tempo depois.
Recurso já existe em outras aplicações
Chamado de “push to talk”, essa ferramenta já é muito comum nas concorrentes do Meet, como o Microsoft Teams e o Discord.
Enquanto no Teams você pode apertar as teclas “Ctrl + Barra” de espaço para ativar o recurso, no Discord você tem que configurar as teclas navegando até Configurações > Voz e Vídeo e mudando o “MODO DE ENTRADA” para “Aperte para Falar”. Agora é só gravar um novo atalho (a versão para navegador não dá suporte ao “push to talk”).
Para ser sincero, é uma surpresa que uma aplicação como o Meet ainda não tivesse ele. Mas como dizem, “antes tarde do que nunca”, não é mesmo?!
A novidade foi primeiro anunciada na página de atualizações do Google Workspace!
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui