Prepare-se para aprender táticas infalíveis de como remover vírus do celular. Hoje vamos te mostrar que é possível deixar o telefone seguro. Vem que o Bit Ensina tem a estratégia certa para resolver esse problema, seja no sistema do iOS, Android ou Windows Phone.
Como remover vírus do celular?
A gente já está acostumado a remover vírus do computador, mas você sabe como remover vírus do celular?!
O processo é similar com o que ocorre no computador. No entanto, é necessário ter o antivírus certo para remover os malwares de uma vez.
Com a popularidade do smartphone, a quantidade de risco de infecção aumentou. Por esse motivo, vemos muitos spams e mensagens cheias de vírus circulando na internet.
É importante tomar cuidado com a exposição da sua máquina, afinal, você não deseja perder os seus arquivos para um malware, não é?!
Existem vírus de vários tipos. Geralmente eles vêm no seguinte formato:
- Propagandas suspeitas;
- Redirecionamento automático;
- Mensagens em redes sociais, na maioria das vezes chega por chat;
- Outras formas.
Cuidado com o vírus, pois ele rouba os seus dados e é nesse momento que os hackers atuam. Além dos arquivos, o vírus tem a sagacidade de roubar as suas senhas.
Atenção: Existem vírus que no celular que poderão roubar senhas, assim, utilizando-as como uma espécie de botnet. Nesse caso em específico, existe uma pessoa por trás do vírus e ela poderá controlar o seu celular de forma remota .
Dicas para deixar o seu smartphone seguro
Anote as dicas que vamos te dar. Dessa forma, você deixará o seu smartphone mais seguro contra invasores:
- Baixe um antivírus no seu telefone;
- Evite acessar propagandas;
- Não baixe aplicativos não autorizados no celular;
- Não abra mensagens estranhas, como “Clique no pacote para receber uma surpresa” ou “se você compartilhar essa mensagem para todos os seus contatos irá ganhar o item ‘x'”;
- Não acesse portais que não são seguros;
- Evite baixar músicas não autorizadas da internet.
Mantenha os seus dados seguros. Para que isso aconteça, basta usar o bom senso e ficar atento a mensagens estranhas. Às vezes, o vírus pode mandar mensagem de um celular para o outro sem a permissão do usuário, então, tome cuidado!
Ao deixar o celular na mão de uma criança, será mais seguro desligar a internet ou simplesmente ativar o modo avião.
A criança é inocente e pode acabar clicando em um anúncio divertido onde o vírus está disfarçado. Portanto, para evitar o estresse da contaminação, desligue a internet do aparelho.
Passo a passo de como remover vírus do celular
Existem duas formas de como remover vírus do celular (é você quem vai decidir como agir). Saiba que é possível baixar um antivírus confiável no celular e deletar o vírus. Mas também é possível realizar o escaneamento via PC.
Removendo o vírus do smartphone baixando aplicativo
Você já conhece o Avast?! No computador, esse antivírus é famoso. Ele aumenta a segurança do aparelho e escaneia os arquivos. Dessa forma, você consegue deletar o vírus e limpar os arquivos infectados.
- Para baixar o Avast Antivirus & Security, clique aqui;
- Na sequência, abra o aplicativo no seu celular e clique na barra com três listras que fica no canto superior à esquerda da tela;
- Agora, clique em “Escaneador de arquivos”.
Pronto! Agora você vai aguardar o escaneamento concluir para saber se tem vírus no seu celular. Caso apareça alguma ameaça, basta deletá-la ao final do escaneamento e seu telefone ficará limpo.
É fácil não é?! A melhor característica do Avast é que o mesmo não precisa de conexão com a internet para funcionar. Assim, você pode iniciar a varredura de segurança onde e quando quiser.
Removendo o vírus do celular pelo computador
O processo de remoção de vírus do celular pelo computador é similar ao processo que acontece no pendrive, veja:
- Acesse o antivírus do seu computador, mas, conecte o seu telefone no computador através de um cabo USB;
- Em seguida, basta clicar na opção de escaneamento do antivírus do PC e selecionar a conexão USB.
Pronto, agora o seu celular será escaneado e se houver infecção de vírus, a mesma será detectada e poderá ser deletada por você. Não deixe para apagar o vírus depois, faça a ação do momento que encontrar a ameaça.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui