Hoje em dia ter um bom gerenciador de senhas é algo indispensável, afinal, além de não ter que lembrar de cada uma das suas senhas, eles também te ajudam a proteger suas credenciais dos perigos do mundo digital. Neste artigo você vai conhecer o pCloud Pass, o mais novo gerenciador de senhas multiplataformas.
Conhecendo o pCloud Pass
O pCloud Pass foi lançado recentemente como a solução da pCloud, uma empresa conhecida principalmente pelo seu serviço de armazenamento em nuvem, para o gerenciamento de credenciais.
É um fato que já existem diversas soluções de gerenciador de senhas no mercado, cada um com seus pros e contras. O número é tão grande que chega a ficar difícil escolher um. Mas quando se trata de segurança, o pCloud Pass sai na frente.
Enquanto grande parte dos concorrentes salvam suas informações em arquivos, geralmente de texto e sem criptografia, ele promete um alto nível de proteção aos dados dos usuários enquanto utiliza um algoritmo criptográfico de nível militar, assim só você tem acesso aos seus dados, usando uma senha mestra.
Infelizmente esse é um serviço pago, mas eles até oferecem um plano gratuito, limitado ao uso em apenas um dispositivo — atualmente o serviço está disponível para smartphones Android via aplicativo, para computador (Linux, macOS e Windows) e como extensão para a maioria dos navegadores.
Falando em dispositivo, a aplicação já está sendo usada nos aparelhos de mais de 20 mil usuários, mesmo só tendo um mês desde que ela foi lançada, o que por si só já pode ser considerado um sucesso.
Começando a usar o serviço
O pCloud Pass pode ser usado gratuitamente, desde que você não se importe em ficar limitado a apenas um dispositivo.
Para começar a usar ele você só precisa seguir esses passos:
- Acesse o site do pCloud Pass e clique em “INICIAR GRATUITAMENTE”;
- Você vai precisar de uma conta da pCloud, mas a boa notícia é que dá para usar as contas da Apple, Facebook ou Google como login social. Uma vez logado, você vai precisa fazer as configurações iniciais;
- Primeiro passo é criar uma senha mestra, de preferência uma muito difícil e que você nunca vai esquecer, até porque é com ela que você vai gerenciar sua conta;
- Depois disso você deve salvar suas palavras de recuperação, para caso você tenha algum problema com logins mais tarde. Você pode copiar ou só clicar em “Download” e baixar o arquivo de texto. Lembre de salvar essas informações em um local seguro;
- Nessa próxima tela você só vai precisar importar suas senhas de outros serviços, caso tenha. A própria plataforma te ensina a fazer isso;
- Por fim, você tem que instalar o aplicativo, ou a extensão, no seu dispositivo ou navegador. No caso da versão gratuita, você só pode usar um cliente por vez, mas você pode assinar o plano premium que liberam o uso em mais dispositivos (começando em US$29 por ano, mas também existem planos mensais que começam com US$2.99).
Uma vez instalado, ele funciona normalmente, como um gerenciador de senhas qualquer e já conhecido do público.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui