Perigo no Android: aplicativo de VPN está infectando aparelhos com Spyware; se proteja!

Mais perigo no Android? Confira os detalhes do novo Spyware identificado nesta semana na Google Play Store!

O Android pode ser um verdadeiro ‘lar para a liberdade’, mas a que custo? Diariamente novos aplicativos maliciosos são vistos, e hoje, outro app danoso entra para a lista. Assim, se você gosta de mudar seu VPN, temos que te alertar sobre os riscos encontrados na Google Play Store.

publicidade
Perigo no Android

Perigo no Android – Imagem: Reprodução/Pixabay

SandStrike: outro app malicioso para Android

O spyware SandStrike está ganhando cada vez mais espaço em dispositivos móveis, segundo dados dos pesquisadores de segurança de TI da Kaspersky. Até o momento, os principais alvos do malware estão focados em dispositivos Android

O SandStrike está chegando através de um aplicativo VPN corrompido. Desse modo, o app é divulgado como uma maneira mais simples de camuflar o seu IP e driblar a censura em certos lugares do mundo. 

Pelo que se sabe, este malware alveja diversos tipos de dados, entre eles estão listas de contatos e registros de chamadas. Além disso, ele acompanha as atividades da vítima monitorando o seu dispositivo. Conforme o HackRead destacou, que o spyware busca recursos acerca da religião bahá’í, proibida no Irã.

publicidade

Como SandStrikes pode chegar até seu aparelho

Como revelamos acima, os agentes de segurança encontraram este malware por trás de um aplicativo VPN. Ele se popularizou em certas partes do Oriente Médio, como uma ferramenta eficaz para acessar conteúdo religioso.

Um dos meios pelo qual os criminosos espalharam o malware, foi criando algumas contas no Facebook e Instagram, que somaram em torno de 1.000 seguidores. A maioria desses perfis falsos trazem um link de canal do Telegram, que, na verdade, é do invasor.

Neste canal a vítima recebe o suposto link para o aplicativo VPN, então ganha de ‘brinde’, o spyware SandStrike quando faz o download. Depois que o malware se instala, ele começa a extrair informações e a acessar dados confidencias. Apesar da descoberta, os especialistas em cibersegurança não conseguiram atribuir o ataque a um grupo ou hacker. 

Uma das formas de aumentar a sua proteção é instalar antivírus e anti-malwares confiáveis. Mas atenção, às vezes os próprios apps que prometem proteção podem estar infectados. Então, é importante ter cuidado com o que você baixa e instala no seu aparelho.

Outro ponto é buscar manter os aplicativos e softwares atualizados, pois, muitos criminosos atuam por meio de brechas e bugs não corrigidos.

Com informações: HackRead

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Moyses Batista
Escrito por

Moyses Batista