A Meta, empresa dona do WhatsApp, começou a banir temporariamente os usuários do WhatsApp GB. O aplicativo é considerado uma versão falsa e não oficial do popular do mensageiro.
A empresa alertou ainda que, caso algum usuário insista em usar o aplicativo, o número poderá ser bloqueado além de ser excluído da plataforma original.
A Meta explicou que a exclusão das contas no aplicativo oficial, o que tem sido considerado como uma atitude drástica, consiste no fato de que, para acessar o WhatsApp GB, é preciso ter um cadastro inicial e original na plataforma verdadeira.
O que é o WhatsApp GB? Como funciona?
Para quem ainda está alheio ao assunto, o WhatsApp GB é um aplicativo criado de modo alternativo e não oficial à versão original do WhatsApp.
A principal divergência na versão pirata pode ser vista nas funcionalidades disponibilizadas aos usuários. No WhatsApp GB, é possível ocultar o status “online”, além de optar por não informar aos contatos quando ele estiver gravando um áudio.
A plataforma também possibilita a programação do envio de mensagens, retirada da notificação de áudios abertos, além de visualizar todos os status apagados pelos contatos.
Por fim, o WhatsApp GB permite que um mesmo usuário utilize mais de um número de telefone na plataforma. Nas demais redes sociais, os usuários formam grupos divididos entre reclamações e comemorações quanto ao banimento. No segundo caso a alegação é de que o aplicativo vai contra a política de privacidade.
Funcionamento do app
A versão falsa do aplicativo de mensagens da Meta deve ser conectada a uma conta do WhatsApp original. A versão GB está disponível para usuários do sistema operacional Android.
Contudo, existe uma peculiaridade: o download só é feito fora da Play Store, loja digital de aparelhos Android. Esta é a principal razão pela qual o acesso a este sistema é um risco de segurança, tendo em vista que cibercriminosos podem acessar com facilidade todos os dados pessoais dos usuários.
A falta de segurança também pode ser associada ao fato de que o WhatsApp GB foi criado por terceiros – ou seja, fora da equipe do grupo Meta, violando todos os termos de serviços.
Neste sentido, a Meta publicou um comunicado oficial ressaltando que os aplicativos oficiais são o WhatsApp Messenger e o WhatsApp Business, disponíveis na Play Store e App Store, a última vinculada ao sistema iOS.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui