Uma das marcas mais vendidas no Brasil no segmento de smartphones que possui inúmeras variações de aparelhos comercializados. Será que todos os exemplos valem a pena? Vamos tentar trazer neste texto os piores celulares da Motorola em 2023 para você fugir da cilada. Nosso critério vai ser um pouco mais voltado para celulares que podem ser substituídos por outros da mesma faixa de preços, então não necessariamente os smartphones da lista serão “intragáveis”.
Celulares da Motorola são muito ruins?
De forma alguma poderíamos falar que os celulares da Motorola são ruins, afinal de contas, eles servem para grande parte da população brasileira. O que deve ser destacado é a infinidade de aparelhos lançados pela marca norte-americana.
Com tantos smartphones da Motorola, é claro que alguns ficariam mais a sombra de outros aparelhos dentro da mesma faixa de preços. E isso não acontece somente com as concorrentes, dentro da própria empresa existem itens com melhores especificações e por valores semelhantes.
Piores celulares da Motorola em 2023
Motorola E40
Esse aparelho é um modelo bem em conta da marca, mas ele tem algumas características que podem ser facilmente substituídas por outros modelos, tanto da marca norte-americana como por alguns outros concorrentes.
Ele começa com a sua tela tendo a máxima definição em HD, o que pode estragar a sua experiência para assistir seus vídeos. Seu processador não ajuda em nada, sendo um UNISOC T700, que impedirá de utilizar aplicativos além dos mais básicos mesmo. Memória RAM até é ok para um exemplo de entrada (4 GB), mas em conjunto com o restante vai atrapalhar bastante o desempenho. Com um investimento um pouco maior você pega um exemplar ruim da Xiaomi que terá muito mais desempenho.
Motorola Edge 30 Neo
A linha Edge 30 possui bons aparelhos, mas esse Neo em específico tem um ponto fraco que o faz ficar bem atrás dos seus “irmãos”, principalmente devido ao seu preço. Quanto a tela ou câmera, o Motorola Edge 30 Neo é um excelente aparelho.
Porém, quando olhamos para o seu processador, ele fica muito aquém do esperado nessa faixa de preço. Apesar de ser um Snapdragon, é de uma família mais antiga, o 695, sendo que diversos outros concorrentes da mesma faixa apresentam esse hardware mais potente.
Piores celulares Motorola 2023: Motorola G60
Um aparelho mais antigo da empresa, mas que ainda continuam com números de venda razoáveis. Sua faixa de preço atual o coloca na linha dos intermediários, mas ele deixa a desejar no desempenho geral. Ele tem uma tela LCD IPS que é muito abaixo do esperado pelo valor cobrado. O processador também não ajuda (Mediatek Helio G95), outros aparelhos possuem hardware superior pelos R$ 1.600 (valor médio) do aparelho.
A memória RAM de 6 GB acaba não justificando o investimento nesse aparelho devido aos problemas que citamos acima.
O que procurar em um celular
Atualmente, temos uma demanda específica para utilizar aparelhos celulares, sejam as tecnologias mais avançadas dos apps, a qualidade dos vídeos de streaming, as exigências dos jogos, ou nosso dia a dia corrido que exige um modelo que execute diversas tarefas em simultâneo.
Com toda essa robustez do ecossistema tecnológico, algumas características básicas para conseguir um bom desempenho se fazem quase obrigatórias. Até temos a linha dos aparelhos de entrada básicos, mas ela, inclusive, já tem necessidades maiores do que há três anos, por exemplo. Se formos pensar no que é necessário em um celular, podemos destacar:
- Tela: ainda existem as telas de LCD, que podem ser bem úteis para tarefas básicas do dia a dia, mas se o que você quer é uma qualidade de imagem para poder assistir seus vídeos em alta definição e perceber toda a qualidade dos games, as telas de AMOLED são o mínimo necessário;
- Processador: os processadores são os mais variados, o interessante é focar na quantidade de núcleos e máximo desempenho de cada um, modelos mais modernos da família Snapdragon, por exemplo, são mais do que o suficiente;
- Memória RAM: aqui fica mais simples, para você ter o mínimo de desempenho razoável em 2023 você precisa de 4 GB de RAM, porém, quanto maior for a quantidade de memória RAM, melhores serão os processos e o Multitarefa;
- Armazenamento: ninguém quem ficar se preocupando com espaço com constantes backups, nos modelos de 2023, 128 GB internos e capacidade de expansão até 1 TB no microSD são características muito boas;
- Câmeras: aqui fica muito a respeito da sua necessidade, cameras traseiras de 48 MP já são suficientes para a maioria das pessoas, 8 ou 16 MP na frontal também, mas vai de cada um;
- Bateria: aqui com certeza o mais indicado é chegar próximo aos 5.000 mAh, fora desse número, se o aparelho não for muito otimizado na parte energética, você pode ter problemas de recarga ao longo do dia dependendo do uso.
Com essas dicas em mente, fica mais fácil fugir dos piores celulares Motorola 2023 e de outras marcas também.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui