É hora de tomar bastante cuidado. O Nubank está avisando a todos que um novo golpe em seu nome está se espalhando pela internet. Chamada de “Nubank Natal Feliz”, a falsa promoção promete uma transferência via Pix, daí o apelido “Pix Natalino”.
Como funciona o Pix Natalino?
É possível que você já tenha visto a propaganda por aí. Uma mensagem, aparentemente da equipe do Nubank, dizendo que você pode resgatar uma premiação em dinheiro.
No golpe, os criminosos espalham mensagens pelo WhatsApp pedindo que as pessoas acessem um link para ganhar uma transferência no valor de R$50. Mas a mensagem se trata de um ataque de phishing, onde os criminosos buscam conseguir dados das suas vítimas.
“O Nubank informa que não está realizando a campanha de Natal Feliz. Se você foi impactado por essa mensagem, não clique, saiba que trata-se de um golpe.”, diz o Nubank em um post alertando sobre o golpe.
E a mensagem é bem convincente, ela utiliza imagens e gráficos do próprio Nubank para passar credibilidade. Ele não só utiliza as cores e logo da fintech, como ainda pressiona as vítimas para participar o mais rápido possível.
“O texto da promoção falsa é acompanhado de uma imagem do logo do Nubank e também incita os clientes a agirem rápido, antes que todos os falsos cupons de Pix sejam resgatados.” completa.
Esse senso de urgência faz com que alguns usuários nem procurem confirmar a veracidade do conteúdo, ou checar se o banco realmente tem aquela promoção ativa. Instantaneamente, com medo de perder o prêmio, várias pessoas acabam clicando e dando suas informações para os criminosos.
Como se proteger do golpe?
Segundo o Nubank, o primeiro passo para se proteger desse e de outros ataques do tipo é evitar abrir qualquer link desconhecido em seus dispositivos, mesmo que eles tenham sido enviados por um número conhecido.
Outro cuidado importantíssimo é o de não divulgar a chave Pix para qualquer um. No mais, você pode criar uma chave aleatória para não precisar divulgar seu CPF, e-mail ou número de celular toda vez que for receber uma transferência.
Também é importante evitar digitar suas informações pessoais, exceto se tiver certeza do que está fazendo, já que a maioria desses links maliciosos sempre vai pedir algum tipo de dado seu.
Caso você acredite que teve seus dados expostos, você pode entrar em contato com o Nubank através dos canais de atendimento para mais instruções. A empresa também aconselha a denunciar qualquer link suspeito através do aplicativo oficial do banco.
Fonte: Nubank
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui