Plataforma INOVADORA de podcasts transcritos por IA é lançada pela empresa que trabalha com Spotify, Apple e Amazon; confira

Famoso por fornecer letras para músicas, o Musixmatch está lançando uma plataforma de podcast com AI que faz transcrições de forma autônoma!

Você já deve ter ouvido falar do Musixmatch, serviço responsável por disponibilizar letras de músicas para várias plataformas de peso como o Spotify, Apple Music e Amazon Music. Agora, a companhia italiana está lançando uma nova plataforma de podcasts, com o diferencial de proporcionar transcrições completas dos episódios feitos por inteligência artificial (IA).

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Musixmatch lança plataforma de podcast com transcrições feitas por inteligência artificial

Musixmatch lança plataforma de podcast com transcrições feitas por inteligência artificial – Imagem: Will Francis on Unsplash

Mais podcasts no mercado

Tendo ganhado bastante peso recentemente, os podcasts estão recebendo bastante atenção e a Musixmatch diz que pode fazer com que eles fiquem ainda melhores. Segundo ela, o segmento dos podcasts ainda tem muito a melhorar, principalmente no que diz respeito a como expõe o conteúdo para os usuários.

Para a empresa, diversos podcasts com ótimo conteúdo não ganham notoriedade simplesmente porque a busca por shows e episódios para assistir não funciona como devia.

Então ela está propondo usar sua experiência com IA e processamento de linguagem natural (NLP) para criar uma plataforma melhor que as existentes.

A inteligência artificial, em particular, vai ajudar a criar transcrições de alta qualidade para os podcasts, mas também servirá para outros propósitos, como de pesquisa e recomendações personalizadas.

Musixmatch usa IA no algoritmo

A plataforma, que já está funcionando em fase beta, usa um algoritmo complexo em conjunto com a Inteligência Artificial para realizar um monte de tarefas de forma automática.

Diariamente a IA, em conjunto com sua arquitetura de modelo básico de NLP, Umberto, gera transcrições para uma série dos principais podcasts na plataforma, enquanto, simultaneamente, cria marcações com ID da Wikipedia para palavras importantes que aparecem neles.

A empresa está trabalhando com um mecanismo chamado TopicRank, que considera a popularidade dos tópicos, o número de vezes que palavras importantes — lugares, pessoas famosas, assuntos recentes, etc. — e até a experiência do apresentador, para determinar a relevância do conteúdo.

Segundo a empresa, este sistema garante que pessoas pesquisando por um tema obtenham resultados muito mais precisos do que em outras plataformas.

Graças a essa classificação, as pessoas podem finalmente pesquisar qualquer palavra-chave específica e encontrar podcasts transcritos que correspondam à sua consulta, ordenados por relevância”, disse a empresa.

Essa é uma metodologia completamente diferente dos algoritmos convencionais que se baseiam apenas nos metadados que recebem de feeds RSS, por exemplo.

Ajuda da comunidade

Para ajudar a IA nas transcrições, a Musixmatch também disponibiliza o Podcast Studio, um portal que permite que editores e responsáveis pelos podcasts, editem as transcrições automáticas. A empresa disse que na maior parte dos casos a ferramenta só é usada para corrigir coisas como nomes de pessoas e lugares.

O Podcast Studio também pode ser usado para que os donos dos podcasts possam gerar uma transcrição quando o episódio não tiver uma. Pelas estimativas da empresa, a transcrição de um episódio demora cerca de 5 minutos. 

Episódios com uma boa reação do público, recebendo vários votos, geralmente recebem a transcrição automaticamente e a Musixmatch ainda permite que os shows exportem as transcrições para seus web feeds e outras aplicações.

Fonte: Musixmatch

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.