Hoje trouxemos questões interessantes para quem já se perguntou se pode dormir com o celular na cama. Então, não deixe de conferir para saber qual é a distância adequada para se manter do celular, se há risco em dormir com o celular carregando, entre outros detalhes.
Qual distância manter do celular para dormir?
Muitas pessoas não se atentam a isso, mas é recomendado manter uma distância ideal do celular de pelo menos 2 metros ou cerca de 15 passos.
Isso porque celulares emitem radiação eletromagnética de baixa frequência, que os cientistas ainda não sabem se afeta os seres humanos. No entanto, é possível que a proximidade com o celular na hora de dormir tenha alguma relação com pontos como:
- Dificuldade para dormir: a luz das telas é capaz de atrapalhar a produção de melatonina, um hormônio que regula o ciclo circadiano, ou seja, o relógio biológico do corpo. Isso pode dificultar o adormecimento e a qualidade do sono;
- Insônia: em alguns casos, a exposição à radiação eletromagnética também tem influências sobre quem sofre de insônia, que seria outra dificuldade para dormir;
- Dores de cabeça: esta proximidade com o celular, segundo especialistas, causa dores de cabeça. Os problemas também são capazes de afetar pessoas que costuma dormir com o celular embaixo do travesseiro.
➜ Lançamentos da Motorola 2024: lista de celulares do ano!
Tem perigo dormir em cima do celular?
Sim, dormir em cima do celular pode ser perigoso, pois, além do que mencionamos acima, também existe o risco de queimaduras. Afinal, alguns modelos esquentar e causar queimaduras na pele.
Além disso, peso do corpo, em alguns casos, leva a desligamentos inesperados no celular. Embora haja quem diga que este hábito dá câncer, não há nenhum estudo científico que relate isso.
De todo modo, não é difícil encontrar notícia, todos os anos, referentes a celulares que explodiram ou queimaram a mão de seus donos enquanto carregavam.
Pode dormir com o celular carregando no quarto?
Como falamos acima dos riscos, não é recomendado dormir com o celular carregando no quarto. Seja por fatores como emissão de radiação, possibilidade de queimadoras e explosões.
Em alguns casos, o aparelho esquenta tanto enquanto carrega, que estar envolto em um cobertor, ou perto de um colchão, é o pedido para uma catástrofe.
Porque faz mal mexer no celular antes de dormir?
Nós somos seres naturalmente diurnos, então, a luz que os celulares emitem, atrapalha a produção de melatonina, o hormônio responsável pelo nosso sono.
Isso ocorre porque a claridade constante no seu rosto diz ao seu cérebro que ainda não é hora de dormir. A consequência é ficar com o relógio biológico do corpo desregulado, o que, por sua vez, impacta a qualidade do sono.
Além disso, mexer no celular antes de dormir pode causar ansiedade e estresse, outros fatores que atrapalham a noite de sono de qualquer pessoa.
➜ Notícia: Meta e Microsoft se unem ao lançar inteligência artificial para enfrentar OpenAI
Qual o celular que mais emitem radiação?
Os celulares que possuem antenas mais potentes, normalmente emitem mais radiação. Entre alguns exemplos de celulares que emitem mais radiação, destacamos:
- Motorola Edge 5G;
- Asus – ZenFone 6;
- iPhone 13 Pro Max.
Para evitar os riscos de saúde associados à exposição à radiação eletromagnética dos celulares, é importante tomar algumas precauções, como:
- Não dormir com o celular na cama ou com ele carregando no quarto;
- Evitar mexer no celular antes de dormir;
- Escolher um celular que emita menos radiação.
Desse modo, esperamos que você se atente na próxima que se questionar se pode dormir com o celular na cama. Agora, você sabe alguns cuidados, e riscos envolvidos neste hábito comum para muitas pessoas.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui