O Google pode finalmente perder a sua superioridade no espaço das buscas por internet. Parece que a Apple pode virar uma concorrente do Google em buscas online, pelo menos é o que os rumores dizem.
Não é nenhuma novidade que a internet suspeite que a maçã pode um dia lançar sua própria ferramenta de pesquisas online. Na realidade, muita gente acha que isso só não aconteceu ainda porque o Google paga quantias exorbitantes à empresa para que ela não avance com um software desse tipo.
Mas parece que agora finalmente a Apple decidiu dar o passo extra no seu ecossistema.
Rumores indicam que a maçã pode se tornar a próxima concorrente do Google nas buscas online
A informação vem do usuário do Twitter, e evangelista da realidade virtual, Robert Scoble, que indicou a novidade após uma postagem anterior ao WWDC, conferência anual da Apple para desenvolvedores que aconteceu na segunda-feira, dia 6 de junho.
Oh, and a new search engine is coming too. Will Siri finally get "smart?" Hmmm.
— Robert Scoble (@Scobleizer) May 28, 2022
“Ah, e um novo mecanismo de busca está chegando também. A Siri finalmente ficará “inteligente”? Hmmm.”
No seu post, Robert indica a possibilidade da ferramenta se tornar realidade, mas o que chama mesmo a atenção é o fato de que ele menciona a Siri, assistente virtual da Apple.
Só rumores?
Segundo o internauta, nada ainda foi confirmado, mas ele diz ter chegado à conclusão de que a empresa vem trabalhando na nova ferramenta, uma alternativa proprietária ao Google Search, através de conversas com fontes, não citadas, e inferências.
Mas é uma ideia bem plausível, afinal, a própria Siri e o Spotlight já contam com uma ferramenta própria de buscas, o que quer dizer que a ferramenta já é uma realidade e tudo que seria necessário fazer é uma campanha de expansão, para que ela se torne algo acessível, como a própria ferramenta do Google e várias outras.
Uma coisa é certa, tendo um buscador próprio a empresa poderia estender ainda mais a funcionalidade de todos os seus aplicativos, incluindo seus sistemas operacionais e até a própria Siri.
Oportunidade para a Apple?
Esta é uma boa oportunidade para a Apple se livrar de vez das suspeitas de ter firmado um acordo com a Google impedindo que ela desenvolvesse sua própria ferramenta em troca de remuneração, o que resultou em uma ação coletiva no Departamento de Justiça dos Estados Unidos há um tempo atrás.
Mas como nem tudo são rosas, desenvolver seu próprio buscador faria com que a Apple perdesse os US $15 bilhões pagos no ano passado pelo Google para permanecer como o buscador padrão no iOS, cerca de 15 a 20% do lucro da empresa no ano de 2020.
Caso a Apple realmente decida criar a ferramenta, um buscador da maçã é algo que provavelmente só viria no ano que vem, mas a pergunta mais importante é: você pararia de usar o Google para se comprometer com o serviço da Apple? Comente aí a sua opinião sobre o caso!
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui