Por que criança não deve dormir com celular perto da cama?
Mesmo com enfoque nas crianças, os pais também precisam saber disso. O verdadeiro motivo para você não dormir com o celular perto da cama.
Muito tem se falado na internet sobre a questão dos malefícios do celular, principalmente na hora de dormir. Será que é tudo isso mesmo? Existem estudos com dados ou são apenas hipóteses? Vamos tentar entender porque você não deveria deixar celular perto de criança dormindo ou dormir com celular perto da cama.
Qual o problema de dormir perto do celular
O fato é que existem diversos boatos espalhados pela internet, mas para termos uma comprovação acertada, é necessário muito mais do que especulações. A falta de estudos sobre algumas alegações de problemas ao dormir perto do celular, perpetuam uma série de mitos que enchem a cabeça dos mais preocupados.
Existem muitos exemplos de lendas urbanas envolvendo o celular espalhados pela internet. Por exemplo, como ele poderia afetar o funcionamento do seu cérebro, seu sono etc. Apesar de muita coisa ser muito mais fantasia do que realidade, existem sim motivos para você (ou uma criança) não dormir com o celular na cama.
Só existe uma coisa com estudos sobre o celular afetar crianças e adultos na hora de dormir, a exposição a sua luz azul, emitida pela tela do aparelho. Nosso corpo não foi projetado para tanta exposição de luz no período noturno, quando o cérebro começa a reduzir a sua atividade. A luz azul, segundo estudos, é um dos maiores redutores de melatonina, substância responsável pelo nosso sono.
Só consigo achar essa justificativa mais plausível para evitar o celular perto de crianças e adultos na hora de dormir, ao menos no aspecto da saúde. A melatonina além de facilitar o início do sono também é responsável por manter o sono mais tranquilo e estável.
Quais são os problemas causados por dormir com o celular perto da cama?
Saúde
- Perturbação do sono, insônia (com estudos);
- Emissão de radiação causando tumores (especulação).
Acidentes
- Explosões;
- Queimaduras;
- Incêndios residenciais;
- Lesão nos olhos.
Por que as crianças são mais afetadas
Essa parece ser uma resposta mais simples, as crianças estão menos aptas a tomar boas decisões para sua saúde devido à falta de experiência. Esse motivo as fará ficar ligadas no aparelho celular por diversas horas enquanto estão deitadas em suas camas, aumentando bastante sua exposição a radiação da luz azul que causará danos ao seu período de sono, gerando irritabilidade e estresse.
Além disso, em casos de acidentes mais graves, como explosão do aparelho smartphone por superaquecimento ou um princípio de incêndio, tendem a demorar mais para reagir por ficarem assustadas nessas situações críticas onde decisões rápidas são extremamente necessárias.
Dicas para reduzir os danos do celular na hora de dormir
- Faça bom uso das configurações do celular ativando o redutor de brilho durante o período noturno, das 20h às 8h, por exemplo. Permaneça com a configuração mais escura possível pela maior quantidade de tempo, chegando em casa do trabalho até a hora de sair é o ideal. Para as crianças a configuração fica a critério dos pais;
- Finalize todas as suas pendências para o dia seguinte e deite-se somente 1h após esse período, para as crianças retire o celular de perto delas com esta antecedência. Deixe o máximo de pessoas avisadas possível de que neste período as conversas não serão aceitas, somente em caso de emergência ou extrema necessidade;
- Crianças não tem compromissos de agenda, mas no caso dos pais, opte por ficar um pouco mais analógico enquanto estiver na sua cama, mantenha um pequeno bloco para anotar ali as preocupações, dúvidas e tarefas do dia seguinte. Mantendo essa opção ativa, você evita mexer no celular por qualquer um desses motivos;
- Essa também serve para os pais e as crianças, existem aplicativos que controlam o uso das redes sociais e mensagens. É possível instalar e bloquear o acesso após determinado horário, por exemplo, 22h até a manhã seguinte;
- Funciona com os dois também e protege contra acidentes. Coloque os celulares para carregarem em outro cômodo longe da cama, desativando as vibrações e sinais luminosos. Lembrete aos pais, nada é tão importante que não possa ser resolvido amanhã, melhor ainda será com o sono em dia e bem-disposto.
Basicamente, os motivos para não dormir com celular perto da cama funcionam para as crianças e para os adultos também. Então aproveite as dicas para ter um bom uso do celular e uma melhor qualidade do sono, mas não ficando preso aos mitos urbanos criados e especulados sem comprovação científica.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui