Por que o iPod foi criado? E por que acabou?
Os fãs do iPod precisarão lidar com uma péssima notícia: o dispositivo não será mais fabricado após 20 anos no mercado.
Os fãs do iPod precisarão lidar com uma péssima notícia: o dispositivo não será mais fabricado após 20 anos no mercado. O anúncio sobre a interrupção das vendas foi feito pela Apple nesta semana, que concluiu informando que manterá apenas as vendas somente enquanto durarem os estoques.
Durante anos, o iPod era visto como um dispositivo de luxo, tornando-se o sonho de consumo de muitas pessoas. O reprodutor de música foi responsável por revolucionar a indústria da música, sendo que a partir dele surgiram outras versões fabricadas por várias marcas diferentes.
Mas hoje a realidade é outra. Com a revolução tecnológica e o surgimento de plataformas de streaming como o Spotify, Deezer, Apple Music e até o YouTube, houve uma reviravolta na indústria da música.
Logo, tornou-se desnecessário adquirir um dispositivo como o iPod exclusivamente para esta facilidade. Hoje, com um celular em mãos, que permite o acesso a diversas funcionalidades, é possível baixar um simples aplicativo e aproveitar milhares de músicas e artistas com apenas um toque.
A empresa aproveitou para reforçar que o Apple Music pode ser encontrado em todas as versões do iPhone e até mesmo no Apple Watch, iPad e HomePod, embora este novo dispositivo, que consiste em uma caixa de som, ainda não seja comercializado em território brasileiro.
Qual é a versão mais recente do iPod?
Atualmente, a linha mais recente do iPod consiste apenas no iPod Touch que, assim como informado pela Apple, continuará sendo vendido enquanto durarem os estoques. Porém, ele não é mais encontrado diretamente no site brasileiro da marca. Ao tentar comprar o dispositivo, o usuário é redirecionado a uma página de erro.
Por outro lado, é importante ter em mente que o iPod Touch ou versões mais antigas ainda podem ser encontrados em sites licenciados para vendas. É preciso estar ciente de que o valor pode sofrer variações de acordo com cada revendedor. Tendo em vista o anúncio sobre a interrupção das vendas, a tendência é que o preço de mercado seja reduzido.
Há casos em que comerciantes podem optar por fazer promoções com o produto. Mas no geral, a situação é a mesma. Ou seja, as vendas continuam somente enquanto durarem os estoques. Normalmente, o dispositivo é oferecido nas cores, prata, cinza espacial, ouro, rosa, azul e vermelho.
“Hoje em dia, o espírito do iPod permanece vivo. Nós integramos uma incrível experiência de música por todos os nossos produtos, do iPhone ao Apple Watch, passando pelo HomePod Mini, o Mac, o iPad e a Apple TV”, comentou o vice-presidente sênior de marketing da Apple, Gref Joswiak.
História do iPod
O nome “iPod” surgiu em 2001 como uma resposta da Apple para o sucesso dos MP3 Players que se tornaram bastante populares na década de 1990. Desde então, a empresa focou em promover melhorias no reprodutor de música, lançando uma série de modelos populares, como:
- iPod Mini;
- iPod Nano;
- iPod Shuffle;
- iPod Touch.
A versão touch screen faz parte da sétima geração do aparelho, lançada no ano de 2019. Ainda em 2017, os formatos mais portáteis, como o Nano e Shuffle, foram descontinuados.
O iPod original, conhecido como Classic, foi deixado de lado em 2014. A principal razão pela qual os aparelhos se tornaram obsoletos consiste na ausência de uma conexão Wi-Fi, obrigando os usuários a transferir músicas através de um computador.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR e Bit Magazine, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças e tecnologia.