A Steam, loja virtual de jogos da Valve, acabou de atingir mais uma marca incrível em sua plataforma. O serviço registrou durante o último fim de semana um recorde de mais de 30 milhões de usuários simultâneos. Esse é o maior número já registrado, mesmo considerando o período da pandemia, onde o serviço viu uma explosão de usuários.
Recorde de usuários simultâneos na Steam
A marca foi alcançada no último domingo, dia 23 de outubro, às 11h no horário de Brasília, 14h UTC, quando a plataforma bateu seu recorde anterior chegando a 30,032,005 usuários simultâneos, o recorde anterior era de 29,986,681, alcançado no fim de março de 2022.
Os números foram registrados no SteamDB, o site de métricas da Steam que registra estatísticas sobre jogos e usuários na plataforma, mas vale lembrar que eles representam apenas a quantidade de pessoas que estavam usando a loja no momento em que o registro foi feito.
Mesmo assim, esse é um bom indicativo de que o serviço vem crescendo bastante nos últimos tempos. Para se ter uma ideia, depois do seu lançamento, em 2003, a loja só foi alcançar os 10 milhões de usuários simultâneos em 2015, 12 anos depois. A barreira dos 20 milhões foi quebrada apenas em 2020, 5 anos depois, durante a pandemia. Agora, apenas 2 anos depois, conseguiu aumentar esse número em mais 10 milhões.
Outros números do serviço
Embora esse tenha sido o maior número de usuários já registrados usando a Steam de uma só vez, o número de pessoas jogando no mesmo período foi bem menor, apenas 8,5 milhões, 800 mil a menos do que o recorde de 9,3 milhões estabelecido em fevereiro de 2022.
É importante mencionar que parte desse número pode ser atribuído ao sucesso que o Steam Deck, o console portátil da Valve. Embora a empresa venha tendo problemas para suprir a demanda, no início de outubro ela havia despachado cerca de um milhão de novas unidades.
Evolução da Steam
No início a plataforma era só uma loja onde a Valve podia vender e distribuir atualizações dos seus títulos, fazendo um grande sucesso principalmente devido ao Half-Life 2, em 2004, que exigia a Steam para funcionar.
Um ano depois, começou a permitir que jogos de terceiros fossem distribuídos, e com o tempo passou a vender jogos de desenvolvedoras como a CAPCOM, se tornando a maior distribuidora do mercado.
É claro que hoje já existem concorrentes fortes no mesmo segmento, como a Epic Games — várias desenvolvedoras também distribuem seus jogos em lojas próprias —, mas o abismo entre elas ainda é enorme. Só em 2021 a Steam recebeu mais de 11,6 mil jogos em seu catálogo.
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