Durante evento prefeito anuncia que O Rio comprará Bitcoin, cerca de 1% do Tesouro, além de criar a própria criptomoeda, o Crypto Rio.
Durante a abertura da Rio Innovation Week na quinta-feira (dia 13), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, falou que a prefeitura da cidade pretende investir o equivalente a 1% do Tesouro em criptomoedas, provavelmente Biticoin, além de lançar o Crypto Rio.
A cidade deverá ser a primeira cidade brasileira a comprar Bitcoin como reserva de valor.
O evento contou também com a presença de Francis Suarez, prefeito de Miami, que tornou seu município um dos primeiros a fazer o movimento no país, fazendo de Miami a primeira cidade dos Estados Unidos a ter uma criptomoeda própria, a MiamiCoin.
Em outubro do ano passado, Suarez, que também recebe salário em Bitcoin (BTC), anunciou que o projeto já havia captado US$ 7,1 milhões em investimentos.
Leia mais: Maiores apostas de Criptomoedas para 2022
E já nesta sexta-feira (dia 14) o decreto para criar um grupo de trabalho que deverá propor ações direcionadas ao desenvolvimento do mercado de criptomoedas para impulsionar a economia do Rio nesse universo.
O grupo será coordenado pela parceria feita entre a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação e estudará maneiras de estimular o uso das moedas através de descontos, como no pagamento do IPTU, por exemplo.
A decisão de que O Rio comprará Bitcoin posiciona a cidade a frente de grandes metrópoles do mundo todo fazendo do Brasil um país a ser observado em inovações e adoção de criptomoedas.
Em relação aos 1% que serão comprados pelo Rio, ainda não se sabe ao certo quanto será esse valor em Real e nem quantas moedas a prefeitura será capaz de comprar no mercado.
Sobre os incentivos fiscais, os secretários Pedro Paulo, da Fazenda, e Chicão Bulhões, de Desenvolvimento Econômico e Inovação, falaram ao jornal O Globo:
Estamos estudando a possibilidade de quitar impostos com desconto adicional se pagar com bitcoins. Você pega o desconto da cota única de 7% (do IPTU), vira 10% se pagar em bitcoin.
Disse Paulo
Vamos estudar o arcabouço jurídico para fazer isso.
Fontes: InfoMoney, Yahoo Esportes
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui