A Prefeitura de Uberlândia realizou a primeira reunião no Metaverso de um órgão público na semana passada.
O atual prefeito, Odelmo Leão, a secretária municipal Ana Paula Junqueira utilizaram óculos de realidade virtual e outros dispositivos para conversarem com Maurício lemos, um dos fundadores da empresa Sapiens Agro, sobre as perspectivas do agronegócio e da tecnologia em Uberlândia “marcou o primeiro registro de uma agenda oficial de autoridades públicas municipais em um ambiente de realidade virtual”
“O serviço público que não acompanha a modernidade, certamente, não irá atender aos anseios e necessidades da população. Vamos ficar atentos ao desenvolvimento e difusão dos equipamentos e serviços do metaverso para podermos utilizar em prol da população”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.
Utilizando o Horizon Workrooms
A plataforma Horizon Workrooms, serviço online da Meta lançado na metade de 2021, serviu como local de reunião onde os membros conversaram sobre os projetos de informatização dos serviços públicos no município e destacaram projetos envolvendo o primeiro Polo Agromineral do Brasil e o avanço do Polo Tecnológico Sul.
Leia mais: TIM fez a inauguração da sua primeira loja no Metaverso e causa reações engraçadas
O fundador da Sapiens Agro revelou que a startup está em processo de expansão e utiliza a inteligência artificial para realizar predições das tendências de preços de commodities como o café, soja, trigo e o petróleo. A empresa, criada em Uberlândia, deverá anunciar investimentos em breve, segundo Maurício Lemos.
Vídeo da reunião
A prefeitura postou no YouTube um vídeo dando uma base de como foi a reunião onde podemos notar quedas de quadros e gráficos defasados além de alguns bugs, como movimentos desajustados, durante a reunião. Assista o vídeo a seguir.
A prefeitura de Uberlândia explicou um pouco sobre o que é o metaverso aos seus munícipes em seu site oficial.
O metaverso é considerado um conjunto de ambientes virtuais, em 3D, em que usuários poderão ingressar com o uso de dispositivos, como óculos VR. Trata-se da simulação do mundo físico, em uma realidade paralela, na qual as pessoas podem se comunicar umas com as outras a partir de representações gráficas denominadas avatares.
O metaverso é, por fim, um conceito combina duas vertentes tecnológicas: a de realidade virtual e a de realidade aumentada, agregando ainda os recursos de comunicação das redes sociais.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui