Marcado para ir ao espaço na última segunda-feira, dia 29 de agosto de 2022, o tão aguardado lançamento do Artemis I, com sua missão rumo à Lua, falhou, tendo que ser cancelado devido a problemas técnicos.
Lançamento da Artemis I foi adiado
O lançamento foi adiado devido a um problema técnico que surgiu envolvendo um dos 3 motores RS-25 do foguete SLS.
Apenas 40 minutos antes do horário anunciado para a sua partida, a equipe de engenheiros se deparou com uma falha no abastecimento de hidrogênio e oxigênio líquidos no compartimento, fazendo com que os propelentes não ficassem na temperatura adequada.
O problema já havia sido identificado e reparado em lançamentos de teste anteriores, ou pelo menos era o que eles achavam.
Porque o lançamento da missão à Lua falhou?
Segundo o gerente da missão, Mike Sarafin, uma sequência de acontecimentos levou à falha do lançamento do foguete.
Tudo começou pelos relâmpagos que atingiram a área no sábado, mas que aparentemente não haviam causado dano algum.
Na segunda-feira, a cápsula Orion apresentou problemas com o software ligado ao módulo de controle, o que foi corrigido logo em seguida.
Depois disso, o abastecimento foi adiado devido a uma ameaça de raios e por fim a equipe se deparou com o problema no resfriamento do terceiro motor da nave.
“Encontramos um problema ao resfriar o motor nº 3. Precisamos que o motor esteja na temperatura criogenicamente fria, de modo que, quando der partida, não fique chocado com todo o combustível frio que flui através dele”, explicou Sarafin.
E agora?
Para prestar contas, o diretor da NASA (Administração Nacional Aeronáutica e Espacial) Bill Nelson, foi à televisão dar uma entrevista.
Ele disse que a equipe está fazendo todo o possível para continuar com o lançamento, mas que ele só acontecerá uma vez que tenham “certeza de que é o momento ideal”.
Até lá, eles deverão continuar com os testes e checagens, mas a agência já estipulou duas novas datas confirmadas para tentar levar a Artemis I ao espaço: neste próximo sábado, dia 3 de setembro, ou na segunda-feira, dia 5.
A Artemis I pode ser considerada apenas uma missão de testes. A NASA vai lançar a cápsula Orion, com três manequins de tripulação, em uma viagem de 42 dias.
Os estágios da missão envolvem várias voltas ao redor da Lua e uma reentrada na atmosfera terrestre caindo no Oceano Pacífico, perto de San Diego.
A equipe vai coletar vários dados sobre a missão que vão permitir que eles verifiquem se a viagem pode ser feita por humanos em segurança, incluindo níveis de radiação.
Além disso, durante a reentrada a agência pretende testar um novo material que está usando em seus escudos de calor, o Avcoat.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui