O Príncipe da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, comprou 5,01% da Nintendo e as informações são que o objetivo da aquisição é apenas pensando em lucros futuros. Segundo a Bloomberg, a movimentação foi feita para o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita e foi identificado um documento enviado ao Ministério das Finanças do Japão.
E não é a primeira vez que o príncipe da Arábia Saudita investe em empresas de game. Recentemente, o blog Adrenaline divulgou que ele adquiriu 96% da SNK com sua empresa Electronic Game Development Company EGDC.
“Um dos objetivos é se tornar uma potência de investimento global e o investidor mais impactante do mundo, permitindo a criação de novos setores e oportunidades que moldarão a futura economia global, enquanto impulsionam a transformação econômica da Arábia Saudita”, informou o site de Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita.
Nintendo: Arábia Saudita não investe no universo dos games por moda; entenda
Mohammed bin Salman já havia chamado a atenção do público antes de investir na SNK quando aplicou mais de 5% de ações na Capcom e na desenvolvedora sul-coreana Nexon. No total, em curto espaço de tempo, os investimentos do príncipe ultrapassam a marca de US$ 1 bilhão.
O valor representa apenas uma parte que o Fundo realiza no mundo dos jogos. Em dezembro de 2020, o país investiu mais de US$ 3 bilhões em ações da Take-Two, Electronic Arts e Activision Blizzard. Eles irão receber da venda se a negociação da Activision Blizzard para a Microsoft for concretizada.
E os investimentos neste segmento não são obra do acaso, mas integram a ideia de descentralizar os investimentos do país no petróleo, que é a principal fonte da riqueza do país.
A Nintendo foi fundada em 1989, sediada em Quioto, no Japão, e é responsável por séries que já se tornaram ícones em todo o mundo – como o o mais famoso da empresa, Mario. Também são famosas as franquias Donkey Kong, The Legend of Zelda, Metroid, Pokémon, Animal Crossing e Splatoon, são os mais populares e mais jogados.
A empresa já vendeu mais de 5.1 mil milhões de videojogos e mais de 800 milhões de consolas em todo o mundo. Desde o lançamento da Nintendo, o propósito é “a criação de experiências de entretenimento únicas capazes de colocar sorrisos nos rostos de pessoas em todo o mundo.” O presidente atual da companhia é Shuntaro Furukawa, desde 2018 e ele é o sexto presidente.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui