Ícone do site BIT magazine

Processador ou placa de vídeo, o que atualizar primeiro? [Desempenho]

Pensando no upgrade do seu computador, mas ficou em dúvida de qual componente atualizar primeiro? Isso acontece com todo mundo. Na hora decidir onde gastar, no processador ou na placa de vídeo, a gente sempre fica com o pé atrás tentando decidir qual dos dois trará mais vantagens. Nesse guia eu vou te ensinar um pouco mais sobre eles e como decidir qual levar!

Processador ou placa de vídeo? O que atualizar primeiro [Desempenho] – Timur Garifov on Unsplash

Conhecendo o processador

A CPU (Unidade Central Processamento), também conhecida como processador, é o componente da máquina responsável por processar os dados e executar comandos. Você pode pensar nela como o cérebro da máquina.

Nele é onde toda a lógica por trás dos programas é executada. Basicamente, ele determina o quão poderoso um computador é, sendo apoiada, é claro, pelo resto dos componentes, como placa mãe e memória RAM.

Existem várias fabricantes de CPUs no mercado, mas as mais famosas para desktop são a AMD e a Intel. Além delas, a Apple fabrica os próprios chips dos seus computadores. Temos também empresas como a MediaTek e a Qualcomm, dominando o mercado dos processadores de smartphones.

E esses processadores vêm em diferentes configurações e capacidades. O “Clock”, a sua velocidade de processamento, é um dos mais importantes, mas também temos coisas como a arquitetura, entre outras.

E a placa de vídeo?

As CPUs são um dos componentes mais importantes de uma máquina, mas isso não significa que ela sozinha vá dar conta de tudo. Tem uma tarefa em específico na qual elas são horríveis, processamento de gráficos.

E é aqui que entram as famosas placas de vídeos, GPU (Unidade de Processamento Gráfico). Você deve ter percebido que, pelo nome, a GPU e a CPU são parentes. Isso porque ambas são processadores, mas com tarefas diferentes.

Enquanto a CPU serve para proporcionar velocidade ao realizar tarefas, a GPU foca apenas no desempenho na hora de processar as informações gráficas e exibi-las na tela.

Assim como as CPUs, existem diversas marcas que fabricam processadores gráficos. No caso dos computadores, nós temos a Nvidia, a AMD e a Intel, que acabou de chegar na festa com a sua linha Arc.

Processador ou placa de vídeo? O que atualizar primeiro para ganhar desempenho?

Imagem: Andre Tan on Unsplash

O problema dessas duas peças, em particular, é que elas normalmente são as mais caras na hora de montar um PC. Então para fazer uma atualização de hardware você tem que pensar bem antes de escolher qual vai comprar.

A principal coisa que você tem que considerar é a utilidade do seu computador. Se você acha que precisa de mais desempenho, mas só usa o PC para trabalhar, pode ser que uma CPU seja sua melhor opção.

Por outro lado, se o seu é um PC para jogar ou rodar aplicativos pesados graficamente, como editores de vídeos, o problema pode ser na GPU.

Equilíbrio é o que conta

Mas não importa o que você faça, processador e placa de vídeo devem andar de mãos juntas. Usar um muito mais potente que o outro vai resultar no famoso “gargalo”, quando uma das peças fica com seu desempenho limitado à outra.

Não adianta ter um processador monstro, mas não poder rodar os jogos e os softwares que você precisa porque a placa de vídeo não acompanha. Nem adianta ter a melhor placa de vídeo do momento e ela viver com 50%-60% de utilização porque o processador não aguenta.

O melhor aqui é monitorar o seu sistema usando o gerenciador de tarefas ou um programa próprio para isso. Se sentir que seu processador está rodando suave, mas sua placa de vídeo está em 100% de utilização o tempo todo enquanto seus jogos perdem FPS, ou a renderização demora muito, pegar uma nova placa de vídeo é o caminho certo.

Por outro lado, se sua placa de vídeo estiver rodando com muita folga, tipo 80 ou 70%, seu processador provavelmente não é forte o suficiente para ela.

E a bendita memória RAM, para que serve?

Imagem: Luan Gjokaj on Unsplash

Paralelo à CPU e a GPU nós temos ela, a memória RAM, ou Memória de Acesso Aleatório. Ela é extremamente importante para qualquer tarefa que você for realizar em seu computador, afinal, é nela que ficam salvos, de forma temporária, todos os dados que o computador precisa para executar essas tarefas.

Isso inclui até mesmo os dados dos jogos, tirando os dados gráficos que ficam na memória de vídeo da GPU, a VRAM.

Obviamente, você precisa ter memória RAM suficiente para rodar todas as suas aplicações, de preferência com folga. Hoje em dia, menos de 8 GB de RAM já é considerado pouco, dependendo do que vai fazer, seu computador pode sofrer com qualquer número menor que 16 GB.

Fontes: Techopedia, TechTarget, How-To Geek, Lifewire, Digitalworld893

 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile