Você já deve ter visto um daqueles filmes clichês de hackers que digitam mais de 100 palavras por minuto, com uma mão só e sem olhar para o computador ou teclado. E se eu te falasse que isso é coisa do passado? O GitHub acabou de anunciar um novo recurso para sua ferramenta de inteligência artificial (IA) que vai permitir programação por voz.
Conhecendo o GitHub e a IA que ajuda a criar códigos
Caso você não esteja familiarizado, o GitHub é uma plataforma usada por milhões de pessoas, das quais a maioria é de desenvolvedores, e empresas para hospedar código-fonte e arquivos nos quais estão trabalhando.
O serviço foi adquirido pela Microsoft em 2018 e no ano passado, em uma parceria com a OpenAI, uma instituição sem fins lucrativos de pesquisa de inteligência artificial, lançou o GitHub Copilot, uma AI própria que auxilia programadores na hora da criação do código.
O Copilot automatiza o processo de gerar código funcional, criando partes inteiras do programa ao receber instruções em forma de texto, assim como AIs que criam imagens, só que nesse caso o Copilot gera linhas de código.
Copilot é um serviço pago, que custa US$10/ mês, ou US$100/ ano. Você pode conferir mais sobre ele neste link!
Novidade vai permitir programação por voz
Por si só, a IA já é uma tecnologia incrível. Ele não só consegue entender o que os programadores digitam como conseguem racionalizar, até certo ponto, um código em resposta, criando funções, variáveis, etc.
Mas a empresa quer dar um passo além e decidiu anunciar uma extensão para o Copilot. Uma espécie de assistente virtual que vai escutar os comandos dado pelo programador e acionar a inteligência artificial para gerar um código em resposta.
A novidade, também baseada em IA, foi anunciada na última quarta-feira, durante o GitHub Universe, um evento focado, entre outras coisas, em tecnologias de nuvem, segurança e inteligência artificial.
Segundo a empresa, a ferramenta, que pode ser acionada com a frase “Hey, GitHub!” — relativamente como as assistentes virtuais de hoje em dia funcionam —, permite que a pessoa programe sem precisar encostar no teclado.
Mas os desenvolvedores afirmam que a ferramenta é superior a outras assistentes de voz disponíveis no mercado, podendo entender muito melhor o contexto do que está sendo dito.
Além de oferecer mais praticidade para programadores, sua principal ideia é a acessibilidade, permitindo que pessoas com algum tipo de deficiência consigam programar mais facilmente. Os comandos de voz ainda permitem que o usuário navegue pelos documentos.
Ainda em fase de testes, e sem uma data para que a assistente seja liberada para o público, a equipe agora está coletando feedback. Pessoas interessadas podem se inscrever na lista de espera aqui!
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui