O projeto de criptomoeda do Facebook, anunciado em junho de 2019 como uma “moeda global sem fronteiras”, será descontinuado, a empresa deve vender os ativos para a Silvergate Capital por cerca de US $200 milhões.
Diem Association, a criptomoeda do Facebook
A intenção do Facebook, hoje Meta, ao anunciar a criptomoeda era expandir a marca, levando-a ao comércio eletrônico.
Infelizmente o projeto sofreu bastante com a oposição de formuladores de políticas monetárias, que se mostraram receosos de que o projeto, assim como outros, afetasse o sistema monetário.
O Facebook chegou até a mudar o nome da criptomoeda e concentrar seus planos totalmente em solo norte-americano, mudando inclusive o lastreamento da moeda para dólar (antes era baseado na libra), tentando fazer com que o projeto fosse aprovado mais facilmente.
Leia mais: Meta (antigo Facebook) anuncia supercomputador mais rápido do mundo
Projeto enfrentou turbulência desde o início
O projeto passou por muitas crises e teve que enfrentar várias barreiras, inclusive a saída de David Marcus (o executivo da Meta que supervisionou o lançamento do que se tornaria Diem) no ano passado, que acarretou na não conclusão dos planos do CEO da agora Meta, Mark Zuckerberg, para desenvolver sua própria criptomoeda.
E a empresa teve que, finalmente, e para a surpresa de ninguém, depois de meses de pressões externas e desfalques na equipe, reconhecer que o projeto não iria para a frente.
Vender pra pagar a quem deve
Como resultado, a Diem Association terá um novo dono e os ativos de tecnologia associados ao projeto estão sendo vendidos para o banco Silvergate Capital por uma soma de mais ou menos US $200, segundo informações são do Wsj (The Wall Street Journal).
A venda representa um esforço para extrair algum valor remanescente de um empreendimento que foi desafiado quase desde o início.
Segundo o Wsj.
Espera-se que com a venda, que ainda se encontra em fase de negociação, os investidores recebam o capital investido. Em contra partida a Silvergate se tornará a única empresa por trás do projeto da criptomoeda.
Fontes: Fdr
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui