Cuidado, uma promoção de iPhone pode parecer uma boa pedida, mas fique de olho em alguns quesitos para fazer uma boa compra. Confira!
Cuidado com os golpistas da internet! (Imagem: Unsplash)
Cuidado com os aproveitadores da internet que vendem iPhone
“iPhone” e “barato” não costumam andar na mesma frase, ainda mais quando parecem chamativas demais. Por isso, fique de olho em algumas dicas para poder comprar o seu sonhado aparelho da Apple em segurança.
Em um estudo feito pela plataforma AllowMe em conjunto com a OLX, o iPhone soma 70% do volume de golpes aplicados em anúncios de celulares. E é comum que os golpistas abaixem 14% do valor do produto para atrair mais vítimas.
Isso comprova que: se o iPhone está muito barato, desconfie! Porém, se ainda quiser arriscar, aqui vão algumas dicas para te ajudar a comprar com mais segurança.
Reputação do vendedor e links suspeitos
A verdade é que quando a esmola é grande, o santo desconfia. Então, se está achando o anúncio bom demais, ligue o alerta. Não clique em links suspeitos!
E se estiver em um site de vendas online, procure a reputação do vendedor. Desconfie se ele não tiver nenhuma ou poucas vendas.
Confira a URL do site
Veja e reveja se está num site realmente confiável, se o produto tem todas as informações possíveis e se as fotos conferem. Mesmo assim, ainda não é recomendado comprar um produto, tenha atenção!
Aliás, um golpista conseguiu colocar iPhones para serem vendidos por incríveis R$ 1.499, e isso em uma promoção do Carrefour, detalhe: não existia iPhone algum!
Não forneça dados a plataforma
Em hipótese alguma coloque dados sigilosos seus na plataforma, principalmente o CPF e os dados do cartão. Isso pode fazer com que o seu cadastro seja clonado e uma dor de cabeça maior do que não ter um iPhone pode ser instaurada.
Faça comparação de preço do iPhone
Comparar o valor do produto oferecido com o de outros locais pode ser uma boa maneira de não cair em um golpe. Se o aparelho estiver por um preço muito abaixo do mercado, desconfie!
Pesquise e leia os comentários
Se você já conferiu todos os itens acima, mas ainda está convencido em comprar o seu iPhone por determinado site, faça questão de conferir os comentários e pesquisar bem sobre como funciona todo o processo.
Alguns usuários reclamaram que compraram produtos como iPhone 12 e até receberam um aparelho, mas de uma versão anterior.
Beatriz Soares, diretora de produto e operações da OLX disse: “Os fraudadores atuam, principalmente, na falta de conhecimento dos usuários sobre os processos de compra e venda eletrônica para aplicar engenharia social e enganá-los”. Se liga, hein!
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui