Criado em 1952, o QR Code, uma evolução direta do código de barras tradicional, simplificou a vida das pessoas e otimizou diversas funcionalidades para o dia a dia. Por meio de uma representação gráfica de dados digitais, quem podem ser lidos e até impressos, a URL do QR Code pode levá-lo a um site de crime cibernético na tentativa de arrancar algum dado e induzir o usuário a fazer alguma operação indesejada.
Caso o usuário não saiba a procedência da URL, ela pode levá-lo algum site malicioso que trará uma ação não autorizada, podendo até mesmo acessar outros dados do aparelho.
É essencial que, ao abrir um link em um código QR, você verifique se a URL é segura e vem de uma fonte confiável. Segundo a BBC News, Scott Ruoti, professor Assistente de Ciência da Computação da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, aconselha que para evitar essa ameaça, “você deve usar aplicativos confiáveis fornecidos pelo fabricante do dispositivo para escanear códigos QR e evitar o download de aplicativos de código QR personalizados.”
Além do QR código bidimensional, existem mais de 100 deles; conheça
Segundo a Hardwarte, o QR Code é o código bidimensional mais famoso do mundo, mas além dele existem em média 1000 tipos de código de barra, sendo que 100 deles são da mesma categoria do QR Code como o DataMatrix, Shotcode e o Beetag.
Como uma gama de funções, os Qrs Codes ajudam as pessoas com pagamento de contas, compartilhamento de cardápios de restaurantes, assinaturas de listas de e-mail, entre outras funções.
Semelhantes ao códigos de barras em embalagens de produtos em supermercado, por exemplo, em que ao realizar a leitura é identificado informações sobre ele.
Já os códigos QR armazenam informações nos eixos vertical e horizontal, o que permite guardar muito mais dados se tornando mais versáteis. Eles foram desenvolvidos para serem escaneados por uma câmera que digitaliza os pontos em preto e branco.
O QR Code é composto por espaços reservados, logotipos opcionais, zona silenciosa e dados. Sua anatomia é “padronizada” em um formato quadrado e cada ponto representa um “um” e cada espaço em branco um “zero” em código.
Segundo um levantamento da consultoria britânica Juniper Research, até 2025 mais de 2 bilhões de pessoas farão uso do QR Code para pagar contas e entre os países que fazem maior uso da ferramenta está o Brasil.
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