Plataformas de colaboração com uma pegada visual podem ser uma solução para empresas que procuram uma organização mais nítida. Os quadros brancos são uma opção viável e divertida.
Quadros brancos: uma possibilidade para times híbridos
A pandemia foi um período dificílimo para a maioria das pessoas no mundo todo e ela fez com que desenvolvêssemos novas formas de organização em grupo e comunicação organizacional.
Principalmente depois que as pessoas começaram a trabalhar em home office várias empresas quiseram garantir que as plataformas fossem viáveis para vídeo e bate-papo.
Depois desse novo normal, vários funcionários decidiram por trabalhar em casa e essas ferramentas de visualização digital estão sendo muito adquiridas e usadas por times.
Em maio de 2022, a Forrester publicou que 62% dos profissionais dos Estados Unidos migraram para o trabalho em casa e, por conta disso, mais empresas estão abordando essa comunicação visual.
O próprio Zoom anunciou o lançamento do Whiteboard (quadro branco) para que os usuários possam desenvolver o processo de comunicação em conjunto.
Essas lousas digitais promovem uma integração em tempo real com todo o time conectado simultaneamente.
Com ferramentas de desenho e escrita, as plataformas também podem oferecer a capacidade de adicionar vídeos, imagens, notas adesivas, gráficos e outros elementos.
Andrew Hewitt, analista sênior da Forrester, disse que os quadros brancos virtuais fornecem uma maneira para as organizações reduzirem o atrito entre trabalhadores híbridos e remotos.
Mais usado pelos setores de criatividade
A base de clientes dessas lousas digitais costumam ser mais usadas pelos times de desenvolvimento e criatividade das empresas e por esse motivo ainda não são plataformas com taxas de colaboração alta como plataformas de videoconferência.
Hewitt ainda afirmou:
“Assim como em qualquer tecnologia, fazer com que as pessoas implantem essas ferramentas e aprendam a usá-las de forma eficaz é muito importante para sua adoção geral.”
Pesquisa da Research Nester estimou que o mercado de colaboração visual deve valer cerca de US$ 1,6 bilhão até 2028.
Um exemplo de operação nisso é o Figma. Outras empresas como Netflix e Twitter a usam para desenvolverem seus trabalhos.
E agora a Adobe acaba de anunciar que está em acordo para adquirir a Figma por US$ 20 bilhões.
Outra plataforma que está com a novidade do quadro branco em suas ferramentas é o próprio Canva que traz alguns modelos prontos para serem desenvolvidos em grupo.
Que tal tentar essa nova forma de se organizar?
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