As redes sociais viraram parte integrante da vida de quase todas as pessoas. A capacidade de se conectar com todas as partes do mundo, seguir os seus ídolos e encontrar conteúdo da sua preferência, aumentam o sucesso das mesmas. Mas, você sabe quais foram as redes sociais mais usadas no Brasil em 2022?
10 redes sociais mais usadas do Brasil em 2022
Para medir todos esses dados com precisão, a pesquisa do Report Digital 2022 trouxe dados detalhados sobre o assunto em todo mundo. Mostrando pontos como o crescimento dos usuários em mídias digitais e as preferidas do público. Por isso, agora vamos te mostrar quais foram as 10 redes sociais mais usadas do país em 2022. Confira!
10. Snapchat
O Snapchat surgiu fazendo um tremendo barulho, tanto que despertou o interesse de Mark Zuckerberg, que inclusive tentou comprar a rede diversas vezes, todas sem sucesso. Conforme os dados, até abril de 2022 a rede tinha 7,6 milhões de usuários no Brasil.
A rede social ficou famosa por lançar o conceito de “stories“. Além disso, outra razão de sucesso é a capacidade de gerar um engajamento maior do público para eventos.
9. Twitter
O Twitter possui 19 milhões de usuários no Brasil até o momento. Contudo, após a compra da empresa por Elon Musk, o número pode cair se existirem robôs na contagem. Mas deve subir rapidamente com as mudanças e investimentos que devem ser feitos na plataforma.
O Twitter foi um sucesso absoluto durante o seu lançamento, graças a capacidade de “tuitar“ em tempo real os lugares onde estava, distribuir opiniões sobre assuntos, eventos ao vivo e muito mais. Ou seja, de contar e explorar tudo que acontece em sua vida e ao redor do mundo.
8. Pinterest
Muitas pessoas talvez nem saibam que o Pinterest é uma rede social. Mas, vale destacar que ela é uma das mais diferentes da atualidade. Isso porque ela é feita para que os usuários guardem seus arquivos de um jeito organizado e possam divulgar aquilo que desejam.
Em seus 30 milhões de usuários no país, a rede social tem uma base de usuário predominante do sexo feminino. Isso faz com que ela seja bem famosa em áreas como: moda, maquiagem, casamento, design, gastronomia, faça você mesmo e outros. Sendo uma ótima opção também para empresas e negócios por suas aplicações.
7. LinkedIn
O Linkedln já conta com 56 milhões de usuário no Brasil, a rede social é voltada para o mundo profissional. Nela, os perfis dos usuários não possuem amigos, mas conexões. E as páginas são de companhias. As empresas usam a plataforma para selecionar e recrutar profissionais, bem como outras atividades ligadas ao mundo corporativo.
Em meio a tudo isso, o grande destaque fica por conta das comunidades, onde os membros interessados em algum tema, profissão ou mercado específicos podem se reunir. As mudanças do mercado após a pandemia aceleraram o crescimento da rede.
6. Messenger
O Messenger era uma parte do Facebook, sendo a sala de chat. Contudo, em 2016 eles foram separados e os usuários começaram a fazer o download do aplicativo de mensagens separadamente. Com isso, ele passou por mudanças e melhorias, ganhando uma aba para stories e utilidades.
Entre as principais utilidades do Messenger está a capacidade de otimizar mensagens automáticas, sendo ideal para empresas e negócios. Atualmente, ele conta com 65,5 milhões de usuários no país.
5. TikTok
A rede social que é a febre da nova geração chegou ao 5 lugar rapidamente e deve continuar crescendo nos próximos anos. Até agora, já são 73,5 milhões de usuários registrados no Brasil. O TikTok é bastante usado por adolescentes, empresas e famosos.
O TikTok ganhou mais notoriedade durante a pandemia, quando os vídeos curtos começaram a viralizar. Seu sucesso chegou para ficar, muito graças a capacidade de aplicar inúmeros filtros, vozes, jogos e tudo que desejar em seus vídeos. Além, claro, de seguir e ver os conteúdos das pessoas que você segue.
4. Facebook
O Facebook era a primeira rede no Brasil até 2021. Atualmente está em quarto lugar com seus 116 milhões de usuários, mas segue sendo a primeira mundialmente falando, com 2,91 bilhões de contas registradas.
O Facebook é uma rede social bem diversificada, abrangendo de tudo um pouco. Assim, é possível fazer amigos, postar fotos, vídeos, stories, fazer negócios e muito mais, por exemplo, seguir páginas.
3. Instagram
O Instagram possui atualmente 122 milhões de usuários no Brasil. Sendo um fonte atrativa para todos que queiram anunciar e conseguir seguidores para crescer os seus perfis, divulgar seu trabalho e muito mais. Aliás, foi graças a essa rede social que os “blogueiros” e “influencers” começaram a ganhar notoriedade e a se tornarem algo popular.
O Instagram é famoso graças a sua capacidade postar múltiplas fotos, compartilhar stories com diversas configurações, reels e muito mais. E claro, como uma rede social típica, você pode seguir e ser seguido por seus amigos ou outras pessoas e manter contato. O sucesso foi tanto que a Meta precisou mudar a ideia de ser apenas um aplicativo e expandiu para o desktop.
2. YouTube
A maior rede de compartilhamento de vídeos do mundo por anos – e deve seguir assim – é uma presença certa no telefone de qualquer pessoa. Todo e qualquer vídeo que desejar ver, certamente vai estar postado lá, sendo uma verdadeira comunidade.
Atualmente, são 138 milhões de usuários por aqui, tornando o YouTube uma plataforma perfeita para as empresas anunciarem. Mas, não se preocupe, os planos premium removem os anúncios e você pode interagir com os produtores de conteúdo e outras pessoas por meio dos comentários.
1. WhatsApp
O WhatsApp é maior aplicativo de mensagens do mundo, é também a rede social com mais usuários no Brasil. Antes era apenas um aplicativo para conversas, mas atualmente existem diversas funções. Além dos grupos que te permitem reunir amigos ou colegas de trabalho, as empresas agora podem usar o WhatsApp Bussiness para expor seus serviços, enviar mensagens automáticas e muito mais.
Atualmente são 165 milhões de usuários cadastrados, representando 94% das pessoas que usam algum tipo de rede social no Brasil. E como não poderia ser diferente, boa parte do sucesso vem da capacidade de postar fotos, vídeos e chats personalizados, com figurinhas e emojis.
Qual a rede social mais cara do mundo?
O Facebook segue sendo a empresa mais cara do mundo, avaliado em US$1 trilhão. Sendo uma das 5 empresas do mundo a alcançar esse valor.
Qual a rede social mais valiosa do mundo?
O TikTok se tornou a empresa mais valiosa do mundo graças ao seu crescimento. Embora não seja a mais cara ou a com mais usuários, ela foi a que mais cresceu. O seu valor saltou de US$18 bilhões, para US$59 bilhões atualmente.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui