Qual a diferença entre realidade virtual e realidade aumentada? O Bit Responde
Não é difícil confundir o conceito de realidade virtual e a realidade aumentada, hoje o Bit Responde vai esclarecer a diferença entre ambos!
Não é difícil confundir o conceito de realidade virtual e a realidade aumentada, por isso, hoje a missão do Bit Responde é esclarecer a diferença entre ambos. Apesar do nome, as duas tecnologias trazem distinções. No final deste artigo, você verá como é simples distingui-las.
As diferentes realidades
Já quer a resposta? Então, basicamente podemos dizer que a realidade virtual tem o intuito de te levar para ‘outro mundo’. Por outro lado, a realidade aumentada consegue trazer elementos do mundo digital para complementar a nossa realidade.
Quer que fique mais fácil ainda? No primeiro caso, é como se você colocasse um óculos VR e fosse para o universo de Pokémon. No segundo, temos o exemplo do Pokémon GO, aplicativo que te permite ver elementos de outra realidade, se relacionando com o mundo físico. A seguir, nós nos aprofundamos nesta explicação.
Realidade Virtual: viaje para outro mundo
É muito simples entender o conceito de realidade virtual, afinal, ele vai trocar o mundo real por algo 100% virtual. Como demos o exemplo anterior, um dos meios de acessar esta tecnologia é por óculos VR.
Com esta tecnologia você consegue acessar cenários surreais, em alguns casos de vídeos, e até mesmo mergulhar em jogos. Normalmente, você pode controlar os aparelhos de realidade virtual (VR), movimentando as mãos ou a cabeça. Também é possível – em alguns casos – executar ações nesses ambientes, como andar.
Atualmente, esta tecnologia já é uma realidade, existem alguns jogos que simulam parques de diversão, como um passeio de montanha-russa. Além disso, existem outros exemplos de títulos em primeira pessoa, o que é uma das coisas mais legais para se fazer. A tecnologia como simulador para profissionais também é muito útil, ainda mais para pilotos de avião.
Realidade aumentada: incremente a realidade
Como falamos anteriormente, um ótimo exemplo da realidade aumentada na prática, é o Pokémon GO. O jogo de celular viralizou principalmente pela novidade que trouxe de você poder ver um Pokémon em qualquer lugar da sua casa ou cidade. Assim, o aplicativo “aumenta” a realidade, pois adiciona um elemento que não existe ali de fato.
Mesmo que você não seja fã desses jogos, há outro uso comum, e você provavelmente já usufruiu dele. Os filtros do Instagram, você sabia disso? Afinal, ele adiciona informações à sua realidade que não estão ali de fato. Seja uma carinha de cachorro, ou alguma modificação no ambiente, ambos são exemplos da realidade aumentada em prática.
O smartphone é um dos acessórios mais acessíveis para experimentar esta tecnologia. Alguns videogames também estão explorando a realidade aumentada, e existem alguns gadgets, como o Google Glass ou Hololens. Entretanto, estes aparelhos também oferecem um nível mais elevado de interação.