Qual a melhor utilidade de um laser? Cientista adapta a tecnologia como você nunca imaginou

Parece que as baratas podem chegar ao fim, será?!

Tem medo de insetos, em especial de baratas? Pode ser que este problema esteja chegando ao fim! Nova descoberta tecnológica quer por fim as infestações destes seres que tanto nos incomodam.

publicidade
Tecnolocia automatizada pode matar insetos. (Imagem: Divulgação/Pexels)

Tecnologia automatizada pode matar insetos. (Imagem: Divulgação/Pexels)

Cientista escocês inventa tecnologia para matar baratas

Uma ferramenta engenhosa foi criada por um cientista escocês e promete ser um laser desenvolvido por Inteligência Artificial que destrói pragas – como baratas – “para sempre”, é o que afirma o estudioso.

Além disso, a nova tecnologia tem um custo barato e consegue encontrar insetos com uma precisão de 1,2 metros.

Fora que baratas são um pesadelo para quem as odeia e costumam ser bem conhecidas por serem resistentes – alguns até acreditam que estes animais sobreviveriam a uma guerra nuclear.

publicidade

Conforme o estudo, o laser ser ajustado com uma baixa potência alterou o comportamento das baratas.

As explosões de cargas de calor do laser fazem com que os insetos mudem de posição, fazendo com que os animais sejam dissuadidos a abandonar seus esconderijos escuros.

Ildar Rakhmatulin, da Universidade Heriot-Watt, é o cientista por trás disso e afirmou que a tecnologia também pode ser usada para outros insetos além de baratas, diz a revista Vice.

Rakhmatulin disse:

“Este sistema a laser é um método de controle de pragas seletivo e ecologicamente correto. É extremamente promissor”.

Ecologicamente correto

Erica McAlister, curadora sênior do Museu de História Natural de Londres, certa vez disse à BBC que se tirássemos todos os insetos do mundo, provavelmente morreríamos também.

São os insetos que ajudam a quebrar estruturas biológicas, acelerando o processo de decomposição e reestabelecendo o solo.

Rakhmatulin também afirmou que a sustentabilidade foi considerada no processo de desenvolvimento do laser, já que não é preferível que todos os insetos morram.

“É um sistema ajustável, então pode ser usado para proteger contra mosquitos, para manter vespas predadoras longe de abelhas ou parasitas de plantações ou lojas valiosas”.

Entretanto, apesar de parecer uma opção acessível, ainda não será possível comprar um laser para ter em sua casa.

O próprio cientista e criador da tecnologia afirma que o sistema não é adequado para uso doméstico e precisa ser manuseado por profissionais.

Mas nunca seriamos capazes de praticar um extermínio total dos insetos terrestres. Se falarmos especificamente de baratas, existem cerca de 4 mil espécies. Além de uma população de bilhões de outros insetos, sendo bem possível que, mesmo em um holocausto nuclear, eles sobrevivam – pelo menos alguma parte.

Com informação: The Sun.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Mariana Souza
Escrito por

Mariana Souza