Há muito tempo (muito mesmo), algo ocorreu e formou o que chamamos de humanidade. Além disso, milhares e até milhões de anos separam o último hominídeo do primeiro ser humano “moderno”. Como e onde ocorreu isso? Fomos buscar algumas informações sobre nossos “parentes”.
Humanidade: um processo evolutivo de milhões – de anos!
Conforme a ciência discorre, a hipótese mais aceita para a origem do que chamamos de humanidade é de que o ser humano moderno (Homo sapiens) surgiu na África há mais de 200 mil anos (algumas fontes citam 315 mil anos até). Isso depois de um processo evolutivo de milhões de anos.
Informações do Human Origins Program (Programa Origens Humanas) do Museu Nacional de História Natural do Smithsonian (Estados Unidos) trazem que antes do homem moderno, hominídeos já ocupavam o nosso planeta.
Quem veio antes, o hominídeo ou o homem?
O programa sugere que cientistas reconhecem entre 15 a 20 espécies diferentes de “humanos” primitivos. Entretanto, não há concordância em como essas espécies estavam correlacionadas ou quais delas simplesmente desapareceram.
O fato é que a “tribo humana” tem uma longa carreira evolutiva, acredita-se que sua origem seja nos primórdios, há milhões de anos, na Era do Mioceno (período entre 23 milhões e 5,3 milhões de anos passados).
Acredita-se que os primeiros hominídeos (Homo) vieram de um ancestral comum com os grandes primatas que, de acordo com Smithsonian, viveu entre 6 e 8 milhões de anos atrás.
Os Australopithecus garhi, Australopithecus sediba, Australopithecus africanus, e Australopithecus afarensis são alguns exemplares de parentes distantes dos hominídeos.
Somente cerca de 2 milhões de anos atrás teria surgido o primeiro Homo abilis, exemplar de hominídeo. Ele teria sido o precursor no uso de ferramentas.
A partir daí, a ou as espécies se desenvolveram até a criação de uma da cultura humana moderna também baseada em ferramentas (e suas evoluções), chegando na “reta final” de algo “próximo” ao que conhecemos hoje. No caso ainda estávamos no Homo erectus, que possivelmente não veio do Homo abilis, pois pesquisas sugerem que ambos coexistiram por um tempo considerável.
O ser humano é uma máquina perfeitamente modificada
Logo depois veio a vez do Homo Erectus, o primeiro a ter formas corporais e proporções mais parecidas com o ser humano moderno. Além de ser também o primeiro a exibir um nariz proeminente, ter a face plana e ter menos pelos corporais. Foi mais ou menos nessa época que começaram a dominar o fogo.
No entanto, uma espécie não teve que ser extinta para que outra surgisse. É provável que o Homo abilis e o Homo erectus tenham coexistido por cerca de meio milhão de anos. Isso sugere que um não veio do outro, mas sim de um ancestral comum.
Toda essa evolução ocorreu no continente africano e depois foi migrando para o resto do mundo. Essa movimentação ocorreu entre 2 e 1,8 milhões de anos atrás. Os primeiros foram da África para a Ásia e depois chegaram à Europa.
Foi por conta das diferentes mudanças de clima que a espécie continuou sua evolução e diferenciação. Somente entre 200 a 300 mil anos atrás foi que o Homo sapiens surgiu na África, mas não tão desenvolvido como hoje.
No período Neolítico (cerca de 8 mil anos atrás), houve uma sedentarização e o Homo sapiens passou de nômade a sedentário, e se assentou nas terras onde começou a produzir seu próprio alimento.
De lá para cá, os processos de transformação das paisagens do mundo começaram de fato e a humanidade se estabeleceu, dando maior possibilidade de registrar informações para as gerações futuras, ou seja, criando a cultura.
Com informação: Britannica, NatGeo.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui