A Lua é realmente linda e deixa a nossa noite ainda mais interessante, mas será que ela tem alguma função direta que ajude a nossa vida aqui na Terra? Bom, saiba que sem ela o nosso mundo seria bem diferente.
A Lua é muito mais do que só um satélite natural
Sobre a origem da Lua, há várias teorias que existem sobre o nosso satélite natural, porém, a mais difundida é a da colisão de um corpo espacial com a Terra e daí formou-se a lua que conhecemos.
Ademais, os elementos da Lua são muito parecidos com o que conhecemos aqui no nosso planeta – provavelmente ela veio do mesmo lugar que nós.
Por girar sob o seu próprio eixo, vemos somente uma face da Lua – sua rotação é sincronizada com a Terra.
E por falar em nossa casa, ela seria muito diferente sem a Lua. O satélite exerce, por conta de sua gravidade, a estabilização do clima terrestre e também a movimentação das marés.
Além disso, sem a Lua, o nosso planeta teria uma velocidade de rotação muito diferente e os efeitos das marés seriam provocados apenas pelo Sol, os quais são mais fracos do que os da Lua. Ademais, a rotação da Terra seria de 8 horas.
E se ela nunca tivesse existido?
Caso o nosso satélite natural não estivesse por aqui, as marés seriam influenciadas pelo Sol e – como já dito – os efeitos seriam menores. Por exemplo, a vida primitiva nos oceanos provavelmente não teria acontecido da mesma forma sem a Lua.
Isso também iria afetar a evolução dos microrganismos e organismos, retardando a evolução que resultou nos seres humanos.
Nossa companheira noturna ajuda a estabilizar o clima por aqui por conta do eixo de rotação terrestre. Sem ela, as variações climáticas iriam transformar a temperatura drasticamente.
Ou seja: sem o nosso satélite natural, não teríamos a oportunidade de ter vida complexa crescendo como ocorreu nos últimos milhares de anos.
Nossa curiosidade sobre a Lua não começou de hoje e não irá parar tão cedo, principalmente depois da chegada de humanos por lá na década de 60.
Agora, o projeto Artemis quer fazer história e levar a primeira mulher, primeira pessoa negra e primeira pessoa indígena ao nosso satélite natural.
A nave Orion já está fazendo sucesso no espaço e no dia 2 de dezembro pretende voltar para a Terra após cumprir a missão de testes que a NASA está concluindo.
Com informações: NatGeo, El País.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui