Qual é a melhor película para celular? Essa é a que mais protege
Não corra mais perigos com o seu smartphone e aprenda tudo sobre película de celular em nosso artigo: modelos e a que traz maior proteção.
Não tem nada mais chato do que deixar o celular cair por acidente e perceber que sua tela trincou, certo? Saiba que isso pode acontecer mesmo com pessoas extremamente cuidadosas, mas existe uma forma de proteger a sua tela e evitar gastos desnecessários. Neste artigo, vamos te responder qual é a melhor película para celular.
Qual a função da película de celular?
Basicamente, proteção de sua tela, mas existem diversos tipos de película de celular espalhadas no mercado. Algumas são mais focadas em resistência pura, enquanto outras preferem proteger, mas sem atrapalhar a sensibilidade do toque.
No geral, a diferença está no material do qual as películas de celular são feitas. Entre os 4 grandes grupos existem algumas outras divisões tratando de tecnologias mais específicas.
4 grandes grupos de materiais para películas de celular
Gel
Essa foi a primeira a chegar no mercado, tomou conta dos celulares por ser leve, fina e discreta. Porém, a sua resistência deixava um pouco a desejar (em relação as de vidro). O material é flexível, adapta-se melhor aos aparelhos de bordas curvadas, trazendo maior proteção aos desse estilo. Apesar de menos resistente que os de vidro, ele garante uma boa absorção de impactos e quedas.
- Ponto forte: baixo custo, toque macio;
- Ponto fraco: muitas manchas de dedo.
Vidro (Comum + Temperado)
Seja o comum ou o temperado, aqui o foco é a resistência extrema acima de qualquer outra característica da película de celular. Atualmente, são as películas mais populares do mercado, elas são semelhantes, a grande vantagem da temperada é sua resistência a altas temperaturas e choques térmicos, algo muito importante no Brasil.
- Ponto forte: alta resistência e custo baixo;
- Ponto fraco: preferência por película mais fina e leve ou aparelhos com telas que precisam de maior sensibilidade ao toque.
Polímero
Leves e finas como as de silicone, porém muito mais discretas e imperceptíveis. São feitas de materiais plásticos especiais e ligas próprias para garantir proteção com menos peso. Seu ponto forte está na absorção de impactos, mais do que evitar riscos. Algumas vezes são aplicadas como a primeira camada de proteção para garantia de maior proteção, seguidas de uma segunda camada de vidro normal ou temperado.
- Ponto forte: visual mais fino e leve (se usada sozinha);
- Ponto fraco: se precisar de mais resistência sem uma segunda camada de película de vidro.
Película TPU Soft
A mais nova e mais moderna de todas, também é proveniente de polímeros com nanotecnologia, de resistência elevada, próximo às películas de vidro (normal e temperada). A película é feita especificamente para o aparelho, é extremamente fina, transparente, à prova de choque e arranhões em geral. Tudo isso sem perda de sensibilidade na tela ou biometria. Se adapta em telas curvas com extrema facilidade.
- Ponto forte: película muito resistente, mas que mantém sensibilidade ao toque;
- Ponto fraco: reduzir investimento sacrificando proteção.
O que procurar na película de celular?
Evitar as mais grossas
As películas mais grossas, como as de vidro (normal e temperado), são as mais grossas e resistentes a impacto por um preço bem acessível. O grande problema dessas películas de celular é sua espessura, que em alguns casos, pode afetar bastante a sensibilidade do toque na tela de touch, a velocidade de leitura biométrica ou interferência por umidade na ponta dos dedos.
A fim de evitar esse tipo de problema, a melhor saída é ficar com as películas de poliuretano, garantindo assim uma melhor usabilidade do aparelho sem sacrificar totalmente a proteção.
Escolher as com bordas
A maioria dos aparelhos atuais está vindo com as pontas arredondadas de tela, que também são frágeis e um impacto nelas pode trincar a tela do smartphone por inteiro. Por esse motivo, a melhor escolha para películas de celular são aquelas que possuem bordas, elas se adaptarão melhor ao smartphone, cobrindo todas as áreas onde a tela está exposta.
Essa é a película que mais protege o celular
A película de celular de vidro temperado é a resposta. Uma verdadeira armadura de vidro grosso, que suporta com facilidade os mais variados tipos de riscos, quedas em locais pontiagudos absorvendo o impacto, estilhaçando totalmente a película.
Geralmente nas quedas bruscas ou acentuadas, a película de celular preserva na totalidade a tela do seu smartphone. O que é ótimo, afinal de contas, já consultou quanto custa para trocar o display touch do seu aparelho?
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos. Desde então, atua como editor no Grupo Gridmidia.