Aquela dúvida que fica no ar na hora de saber qual dispositivo comprar quando o assunto são estudos, qual é o melhor para estudar, tablet ou notebook? Ambos possuem características positivas e negativas em sua carga, mas no fim tudo dependerá de como o usuário pretende utilizar a ferramenta para dar profundidade ou agilidade em seus estudos.
Por que usar a tecnologia para estudar
O mundo não é mais o mesmo e todos sabemos disso, há muito tempo os cadernos estão se tornando obsoletos (inclusive para anotações em sala de aula). Em resposta a isso foram criados diversos artifícios tecnológicos para auxiliar os estudantes em sua jornada pela busca do conhecimento, seja em sala de aula, bibliotecas ou até mesmo em casa.
Aquilo que ainda precisa ser definido para entender qual é o melhor para estudar, tablet ou notebook, é o ambiente e a estratégia de estudos. No decorrer do texto, vamos analisar ponto a ponto quais características possuem cada um, considerando determinados cenários que podem ser bem aproveitados.
Consigo fazer tudo como era antigamente?
A resposta é sim, você consegue e muito mais. Seja utilizando um tablet ou um notebook, o estudante pode realizar todas as tarefas que antes eram realizadas sem a ajuda da tecnologia. Fazer anotações, resumos, ler conteúdos adicionais extra classe, preparar trabalhos e muito mais.
O que pode diferenciar um do outro é a praticidade para cada atividade, ou a demora para executar a tarefa, além da necessidade da aquisição de itens adicionais para melhor concluir os objetivos propostos em cada etapa do estudo. Vamos fazer uma análise para ajudar você a definir, de fato, qual é o melhor para estudar, tablet ou notebook.
A resposta final será pessoal ao estudante observar em que cenário ele está inserido e suas possibilidades financeiras, quem pode comprar os dois, essa será a melhor opção, pois ambos são complementares para estudos.
Qual o melhor para estudar tablet ou notebook?
1. Conforto de leitura
- Tablet: sem sombra de dúvidas, não podemos esquecer que todo tablet, independente da marca, é mais leve do que um notebook. Esse simples fato faz do dispositivo menor ser mais apto para leituras de estudos. Por exemplo, se for ler artigos ou matérias, existe a possibilidade de fazer tranquilamente deitado em sua cama com marcações ou anotações rápidas de executar no aparelho;
- Notebook: Devido ao seu tamanho e peso, ele se torna mais incômodo de efetuar leituras deitado, porém, se existir a necessidade de fazer um resumo simultaneamente, ao acompanhar a leitura, tudo ficará mais simples no notebook. Não é impossível estudar na cama com o notebook, existem diversas mesas portáteis que podem ser úteis com esse propósito final.
2. Reprodução de mídias
- Tablet: ambos os aparelhos reproduzem mídia tranquilamente, porém, mais uma vez esbarramos na mesma vantagem do tablet em ser leve e portátil para este objetivo. Acompanhar aulas gravadas ou ao vivo, com seu fone plugado, são muito mais confortáveis no tablet e o estudante pode estar em qualquer lugar sem preocupações. Só não vale pegar no sono durante a aula;
- Notebook: o notebook permite tudo o que o tablet também faz nesse quesito, o grande problema será o tamanho do dispositivo, peso (em caso de local não apropriado) e a temperatura que o computador produz (muito mais alta do que o tablet).
3. Tablet ou notebook para estudar: anotações
- Tablet: o tablet permite anotações rápidas, rascunhos etc. O grande problema será quando o conteúdo for muito extenso, por exemplo, um resumo. Isso porque falta um teclado embutido no dispositivo (o digital e a caneta não são suficientes). Por outro lado, esse problema pode ser facilmente solucionado ao comprar um teclado ou capa com teclado externo para ele, talvez perdendo um pouco da portabilidade por isso;
- Notebook: notebook é um computador completo e bem mais compacto que os antigos Desktops. Tem todas as funções principais, sem a necessidade de aquisição de nenhum outro dispositivo externo. Já vem com teclado e mouse embutido (apesar de não ser o melhor), é extremamente funcional para anotações mais complexas, resumos e trabalhos.
4. Multitarefas
- Tablet: em alguns modelos mais simples, podemos ter um gargalo de processamento quando pensamos em usar o tablet para diversas coisas em simultâneo. Com os mais modernos (mais caros também), isso até é reduzido, mas pode ser extremamente confuso ficar trocando as telas de diversas tarefas dentro do dispositivo;
- Notebook: feito para isso, dois navegadores abertos lado a lado, um assistindo à aula, outro escrevendo resumo com diversas abas de pesquisas abertas simultaneamente. O notebook tira de letra esse tipo de situação que acontece com muitos estudantes.
5. Tablet ou notebook para estudar: portabilidade
- Tablet: sem sombra de dúvidas o vencedor é o tablet, qualquer bolsa cabe o dispositivo, uma pequena capa não atrapalha em nada. Ele é leve e o melhor para ser levado para dentro da sala de aula, não atrapalha em nada no transporte além de ser prático para anotações rápidas e acompanhamento com apostilas;
- Notebook: é melhor deixar em casa para tarefas mais robustas, nada impede de levá-lo consigo na mochila, mas ocupará espaço na mesa, será um peso extra no transporte, além de chamar muito mais atenção.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui