Diferente de alguns anos atrás, hoje temos opções para assistir conteúdos online (legalmente), mas você tem ideia de quantos serviços de streaming o brasileiro assiste? Veja aqui quantas assinaturas deste tipo de serviço, as pessoas tem no país.
O streaming no Brasil
Já faz alguns anos que a Netflix deixou de ser a única plataforma de streaming nas televisões do Brasil. Mais e mais serviços do tipo foram chegando ao país, e conquistando assinantes, e em cerca de uma década passamos a ter uma boa diversidade de opções para ver nossas séries e filmes.
Na realidade, a Netflix imperou solitária por aqui somente por quatro anos, pois a Globoplay foi lançada, atraindo muitos fãs de novelas. Mais um ano se passou, e outro concorrente surgiu timidamente, com a Amazon lançando o Prime Video.
Então tivemos uma pausa de três anos, para que a Apple TV chegasse no Brasil, seguida pela Disney+, que começou a operar por aqui no ano seguinte, em meio a pandemia. E, por fim, em 2021 tivemos o maior boom do streaming, com a chegada da HBO Max, Star+, Paramount+ e Discovery+.
Quantos serviços de streaming o brasileiro assiste?
Sabemos que o Brasil conta com uma boa quantidade de opções para assistir conteúdos online em 2024, mas você sabe quantos serviços de streaming o brasileiro assiste? Para começar, saiba que a grande maioria das pessoas não tem apenas uma assinatura deste tipo de serviço.
Recentemente a empresa de mídia americana, Comscore, divulgou resultados de uma pesquisa realizada com patrocínio da Siprocal (plataforma de tecnologia para mídia). O levantamento criou um panorama da TV conectada (Connected TV) na América Latina.
Para isso, os pesquisadores ouviram espectadores da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai. Assim descobriu, que dos 200 milhões de assinantes de streaming destes países, 66 milhões vivem aqui.
E ao pesquisar quantos serviços de streaming o brasileiro assiste, se surpreendeu ao registrar que uma boa parcela chega a assinar oito serviços diferentes. Ou seja, os espectadores do Brasil consomem uma grande parte das opções disponíveis para assistir séries e filmes.
Planos premium ainda são maioria
Apesar do grande aumento dos valores dos serviços de streaming neste ano, os planos premium ainda se mantêm com o maior número de assinantes. Conforme a pesquisa aponta, dos oito streaming assistidos, 4,7 são pagos, enquanto 3,3 são de serviços gratuitos com publicidade.
Mas esses números podem se inverter, tendo em vista que foi registrado um aumento de apenas 72% de assinaturas no último ano. Por outro lado, o uso dos serviços gratuitos, chegou a aumentar 125% no mesmo período.
Outros resultados interessantes da pesquisa são o fato de 42% dos brasileiros apontarem conteúdos nacionais entre seus preferidos, e que 46% da audiência é de pessoas de até 34 anos. Além disso, os espectadores do Brasil são os que mais “maratonam” séries (65%).
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui