Quem deixou? Google é multado por coletar dados MUITO sensíveis, fique atento
O Google recebeu um processo depois que foi acusado de coletar dados biométricos de maneira indevida de texanos.
A nossa privacidade está virando um verdadeiro privilégio, afinal, as big techs estão comprando qualquer dado. Contudo, não são todos os governos que estão aceitando isso de bandeja. Dessa vez, o Google recebeu uma multa após coletar indevidamente dados biométricos de cidadãos do Texas.
Por que o Google recebeu esta multa?
A empresa recebeu um processo por supostamente coletar e usar dados biométricos dos texanos, sem deixar isso evidente. Assim, o procurador-geral do Texas, Ken Paxton, processou a empresa pelo uso de serviço e produtos como Google Assistant, Nest Hub Max e Google Fotos para coletar dados biométricos.
Como se não fosse o suficiente, é possível que o Google tenha até mesmo registros faciais e de voz dos cidadãos, desde 2015. Desse modo, ao coletar estes dados, a gigante da tecnologia violou a lei de privacidade biométrica do estado. Como aponta o Bleeping Computer, em um pedaço da petição diz:
“Por mais de uma década, o Texas proibiu as empresas de capturar dados biométricos dos texanos – incluindo as características únicas do rosto e da voz de um indivíduo – sem seu consentimento prévio e informado
Em flagrante desafio a essa lei, o Google, desde pelo menos 2015, coletou dados biométricos de inúmeros texanos e usou seus rostos e suas vozes para servir aos fins comerciais do Google”.
Ainda vieram mais ações judiciais para a big tech
O assunto da coleta de dados biométricos de texanos foi levado muito a sério no estado. De modo que, Paxton entrou com outras ações judiciais contra o Google por invadir a privacidade dos moradores do Texas para fins comerciais.
Um dos casos ocorreu em janeiro de 2022, quando o Google recebeu um processo da AG Texas, por violar a Lei de Proteção ao Consumidor de Práticas Comerciais Deceptivas do Texas.
Acredite se quiser, mas em menos de dez dias Paxton já estava entrando com mais uma ação contra a empresa. E dessa vez foi com relação ao rastreamento enganoso e sem consentimento, além do uso da localização precisa para direcionar anúncios. Ele deixou claro que não vai permitir este abuso, afirmando:
“Continuarei lutando contra a Big Tech para garantir a privacidade e a segurança de todos os texanos. A coleta indiscriminada de informações pessoais de texanos pelo Google, incluindo informações muito confidenciais, como identificadores biométricos, não será tolerada”
Se a ousadia foi punida em solo norte-americano, onde a liberdade é fator maior, será que não está na hora das investigações internacionais irem mais afundo no assunto?
Com informações: Bleeping Computer
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui