O LibreOffice, uma das melhores opções gratuitas de suíte de aplicativos para escritório e concorrente direto do Microsoft Office, acabou de ganhar uma nova versão. Chamada de LibreOffice 7.4, ela trouxe recursos que vão deixar o aplicativo ainda mais competitivo.
LibreOffice 7.4 Community foi lançado com grandes novidades
Já liberado para download em sua página oficial, o pacote office de código aberto traz nessa nova versão uma série de correções voltadas para dar mais compatibilidade entre ele e os arquivos do Microsoft Office (DOCX, XLSX e PPTX).
Além disso, a versão 7.4 também está adicionando suporte a imagens WebP. Para aqueles que ainda não sabem, o formato WebP é uma tecnologia desenvolvida pelo Google.
Seu objetivo é ambicioso ao entregar a mesma qualidade de outros formatos de imagem mais populares, como jpeg, mas com uma redução no tamanho dos arquivos em até 39%.
Ele tem se tornado bem popular nos últimos anos, principalmente na área de desenvolvimento web, por reduzir o tempo de carregamento das aplicações.
Essa é uma adição bem importante para a suíte de aplicativos, especialmente para quem usa o Impress, alternativa ao PowerPoint do Microsoft Office.
Outras novidades
Além do WebP, os aplicativos do LibreOffice agora dão suporte também aos arquivos gráficos EMF e WMF, desenvolvidos para os sistemas operacionais (OS) da Microsoft, os Windows.
Os aplicativos também receberam melhorias individuais, como o Writer, concorrente do Word, que agora pode controlar melhor as notas de rodapé.
Possibilitando configurações personalizadas para uso de hífen e suporte ao LanguageTool, um ótimo corretor ortográfico com suporte a diversas línguas, incluindo o português.
O Calc, alternativa para o Excel, agora suporta até 16.384 colunas por planilha e ganhou funções extras para tarefas de soma com o widget AutoSum.
O Impress mudou a maneira como faz o suporte de temas e agora também permite ao usuário definir estilos para páginas mestres.
Outra novidade é que a versão 7.4 do programa aprimorou o suporte às bibliotecas ScriptForge.
Os recursos já haviam recebido várias melhorias nas versões anteriores, mas agora ganharam páginas de ajuda próprias para auxiliar ainda mais os amantes de macro.
Onde fazer o download do programa?
O LibreOffice é um programa open source totalmente gratuito. Sua versão LibreOffice 7.4 Community, indicada para pessoas físicas, pode ser encontrada no site oficial e está disponível para Linux (x64), macOS (Intel e Apple Silicon) e Windows (x86 e x64).
Mesmo assim, ele possui uma versão Enterprise com recursos adicionais, recomendada para empresas.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui