Realidade mista: Apple desenvolve headsets que misturam dois conceitos-chave do metaverso
Protótipos inovadores que ficarão para 2023, mas que a Apple já vem trabalhando desde já no conceito de realidade mista
A Apple pode estar se preparando para mergulhar de cabeça no mundo da realidade virtual. Mark Gurman (repórter da Bloomberg que já descobriu muitos segredos da maçã) afirma que a companhia está desenvolvendo três headsets diferentes e já investe na chamada realidade mista.
Os dispositivos ainda não foram oficialmente revelados ao público e são atualmente conhecidos, internamente, por seus codinomes – N301, N602 e N421.
O primeiro headset deve ser lançado já em 2023, com nome comercial deve ser Apple Reality Pro. O fato de a Apple ter registrado uma série de patentes de dispositivos com o nome Reality corrobora com a informação.
A ideia é que o Apple Reality Pro chegue para bater de frente com o Meta Quest Pro, próxima geração de headsets que a Meta, empresa de Mark Zuckerberg, está desenvolvendo.
Os planos da Apple
Segundo o Bloomberg, os três protótipos que estão em desenvolvimento pela Apple têm finalidades bem distintas, reforçando o interesse da marca por este nicho.
O primeiro deles, o N301, seria o primeiro lançamento, enquanto o N602, que já estaria em desenvolvimento, seria seu sucessor. Por fim, o N421 seria uma versão com hardware mais simples, focada apenas em realidade aumentada, não mais em realidade mista.
O que é realidade mista?
Como o nome sugere, realidade mista é uma mistura de realidade virtual com realidade aumentada – aquela que se manifesta sobre o mundo físico. Ainda não existe um dispositivo que unifique ambas as tecnologias.
Enquanto a realidade virtual corresponde ao mundo que só existe digitalmente, a realidade aumentada traz elementos digitais para o mundo real. Pokémon Go e outros jogos mobile bem populares usam esta tecnologia.
Se o rumor se concretizar, a Apple será a primeira empresa a investir em um novo nicho de mercado: o de visores de RM (realidade mista). Outras empresas ainda estão investindo em um formato ou outro, como a Xiaomi, que anunciou recentemente seu Mijia Glasses Camera.
No dia 7 de setembro, a Apple apresentará seu tradicional Keynote, evento em que anunciará oficialmente a nova geração do iPhone e outras novidades. Os headsets de realidade mista ainda não devem ser apresentados.
Ao que tudo indica, as estrelas do show devem ser o iPhone 14 Pro, os AirPods Pro 2 e o Apple Watch Series 8. Claro que surpresas podem acontecer durante a transmissão, então continue de olho aqui no Bit Magazine e fique por dentro das principais novidades que a gigante de Cupertino vai anunciar!
Com informações: Bloomberg, newsletter PowerOn.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui