Todo mundo já sabe que a Sony não está nada satisfeita com a concorrência que o Xbox faz ao PlayStation, mas essa situação está ainda pior depois que a Microsoft começou o processo de aquisição da Activision. O choro chegou a tal ponto que a CMA (Autoridade da Concorrência do Reino Unido) anunciou que vai abrir uma investigação sobre o caso.
Aquisição da Activision
A Microsoft anunciou seus planos de comprar a Activision no início de 2022 pagando nada menos do que US$ 68,7 bilhões, uma quantia relativamente larga, inclusive um valor recorde no setor.
Uma vez finalizada, a empresa vai representar o terceiro maior nome no mercado de jogos eletrônicos. A Tencent e a Sony ocupam as primeiras posições nesse ranking.
Mesmo já tendo dado início às negociações, a finalização da compra só deve ocorrer em 2023, se é que vai, afinal de contas. As empresas já estão se deparando com o primeiro grande obstáculo.
CMA abre investigação sobre
Após muitas lágrimas da rival, a Microsoft acabou tendo sua aquisição interrompida pelo CMA.
Segundo o órgão, existe sim uma preocupação que a aquisição da Activision resulte num enfraquecimento da concorrência no mercado interno da região. Aparentemente, parte dessas preocupações se originaram das queixas feitas pela Sony, que teme a perda dos direitos de publicar a série Call of Duty, em suas plataformas.
“A Microsoft já tem uma forte posição na indústria de jogos com a sua aclamada consola Xbox, que possui uma grande base de utilizadores e um forte catálogo de conteúdo”.
Então a preocupação é que adicionando alguns dos “mais vendidos e reconhecidos no mundo” às plataformas da empresa criariam um desbalanço com a concorrência, podendo prejudicar os consumidores.
Investigações podem demorar
As preocupações do órgão ultrapassam o mercado de vendas de jogos. Aparentemente, o CMA já vinha com dúvidas a respeito de problemas no mercado dos serviços por assinatura e jogos em nuvem.
Ao ser questionada para esclarecer os pontos mencionados acima, a Microsoft preferiu não se explicar, pelo menos nesse estágio das negociações, o que resultou no caso indo para a segunda fase.
Nesta etapa, a proposta de negociação das empresas será cuidadosamente analisada por um grupo de especialistas independentes.
O caso ainda terá seu desfecho, mas a parte mais divertida é ver a Sony, que literalmente trabalha com diversos títulos exclusivos, reclamando de monopólio de mercado.
É possível acompanhar o andamento da investigação neste link!
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui