Se você é daqueles que detesta ver anúncios enquanto está usando um aplicativo, talvez seja hora de reconsiderar se vai continuar usando as redes sociais da Meta. O Instagram acabou de anunciar que vai passar a exibir mais anúncios, até no perfil dos usuários.
Instagram anuncia que vai exibir mais anúncios
O anúncio foi feito na última terça-feira, dia 4 de outubro, no blog oficial da empresa, onde ela afirmou estar introduzindo vários novos recursos que vão permitir que negócios e empresas alcancem mais clientes. Ou seja, mais anúncios na plataforma!
Segundo a Meta, a medida faz todo sentido, já que uma boa parte dos usuários da rede social já seguem pelo menos uma empresa, e alguns até com intenção de compra.
“As pessoas vêm ao Instagram para se aproximar de suas paixões. 90% dos usuários seguem pelo menos uma empresa, então, quando chegam ao Instagram, já estão com a mentalidade de se inspirar em marcas”, disse o post no blog.
Então, para ajudar as pessoas que querem comprar com as marcas que procuram ampliar vendas, o Instagram decidiu adicionar anúncios em novas áreas da plataforma, independente do seu querer ou não.
Mudanças na plataforma
Para acomodar esses novos anúncios, a plataforma anunciou 4 alterações. A primeira delas foi a possibilidade de adicionar certas músicas ao carrossel de anúncio do Reels. Aparentemente as empresas podem escolher uma música da biblioteca do Instagram, Meta Sound Collection, ou permitir que o aplicativo faça essa escolha, com base no conteúdo do anúncio.
A empresa também está introduzindo anúncios na aba Explorar e no feed do perfil. Ao acessar a Aba Explorar, os usuários irão se deparar com anúncios na grade inicial da página.
Apenas para adultos, o feed do perfil também deve passar a mostrar os terríveis ads. Essa também pode ser uma boa oportunidade para criadores que poderão até monetizar nos anúncios, de início só nos Estados Unidos.
A rede social também passará a mostrar uma espécie de carrossel com anúncios, permitindo que muitas outras organizações sejam descobertas por pessoas procurando fazer compras.
Por fim, os anunciantes estão ganhando mais uma ferramenta poderosa para elevar sua criatividade, o conteúdo publicitário em realidade aumentada (AR).
Mudanças vem após Meta registrar queda na receita
Embora a empresa tenha explicado que as novas medidas são para aproximar o público que consome e as marcas, elas chegam em um momento muito oportuno para a Meta, que registrou uma baixa de 1% no segundo trimestre deste ano, se comparada ao mesmo período em 2021.
Agravando a situação da empresa, o metaverso continua a gerar apenas prejuízos. Essa situação até forçou a empresa a se reorganizar para cortar custos, interrompendo as contratações e tomando outras medidas.
O aumento no número de anúncios pode até ser necessário para a empresa fechar as contas, mas eu duvido que os usuários ficarão felizes com isso. Talvez essa possa ser mais um empurrãozinho para que mais pessoas procurem alternativas “menos vendidas” se comparadas ao Instagram.
Fonte: Instagram
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui