Relembre os 5 jogos de celulares antigos que você ainda pode jogar!
Eles fizeram muito a cabeça dos jovens e adultos no início desse milênio. Conheça 5 jogos de celulares antigos que podem ser jogados hoje.
Sabe aquele momento gostoso de nostalgia que sempre invade nossos corações ao relembrarmos de algo que marcou nossa juventude, adolescência e infância? Com os jogos não é diferente, mas hoje vamos falar sobre os títulos mais marcantes que já no início da era dos celulares angariavam tantos fãs para seus momentos de distração ao estar fora de casa. Bora dar uma olhada em nossa lista de 5 jogos de celulares antigos que podem ser jogados até hoje.
Jogos de celulares antigos já distraem há muito tempo
Essa afirmação é uma verdade desde o início dos anos 2000 com a popularização dos aparelhos celulares. O número de aparelhos vendidos cresceu rapidamente. Com valores cada vez mais populares, a busca dos usuários por entretenimento nesses aparelhos também cresceu.
Precisamos lembrar que os aparelhos não eram smartphones e sua tecnologia era extremamente limitada, principalmente em questões visuais, então a diversão não poderia ser nada muito rebuscado.
Apesar do visual dos jogos de celulares antigos (parecidos com os primeiros consoles de videogame da história) ser marcante, o que mexe com a memória de quem viveu aquela época era a simplicidade e como o usuário poderia ficar viciado naqueles títulos.
Quais estilos de jogos de celulares antigos mais existem?
Na verdade, a era dos celulares antigos durou um razoável período com crescimento tecnológico cada vez maior até o advento dos smartphones, por esse motivo, a linha de jogos também acabou ampliando. Os jogos de celulares antigos passaram pelos mais diversos estilos de games, sendo uns mais ativos do que outros. Quando falamos de estilos especificamente, os mais encontrados nos celulares antigos eram:
- Ação (por exemplo, Snake, Space Impact);
- Quebra-cabeças;
- RPG;
- Corrida.
5 jogos de celulares antigos que ainda podemos jogar
5. Snowball Fight
Não é dos mais antigos, pois já contava com algumas cores. O título vinha de fábrica em alguns aparelhos Samsung e fez uma legião de fãs. O objetivo era fazer seu personagem atirar bolas de neve nos inimigos que iam surgindo. Os inimigos eram os mais variados, com suas próprias habilidades e fraquezas.
O game também trazia um aspecto de RPG dentro da ação, pois era possível coletar itens especiais que apareciam na tela, como poderes especiais que aumentavam a velocidade do personagem poder dos disparos.
Após diversas fases e chefes derrotados, o jogador poderia terminar completamente a saga do game. Seu visual “novo” para a época, somados a uma trilha sonora alegre, o Snowball Fight foi um jogo com a possibilidade de horas de diversão.
4. Rapid Roll
Agora vamos falar de um título “mais antigo”. Apesar de ser da mesma década, ele já operava nos aparelhos com display preto e branco mais simples. No Rapid Roll o que você precisa mesmo é de treino e habilidade. Ele vinha no aparelho Nokia durante a década de 2000.
Razoavelmente o jogo é simples e, como todo o jogo simples, tende a ser desafiador e muito complicado de dominar. Tudo se resume a guiar a esfera por um labirinto, evitando os obstáculos e coletando itens no trajeto.
O jogo avança gradualmente e conforme o tempo passa, ele se torna cada vez mais difícil, exigindo muita concentração e prática. Se você gosta de jogos tentativa e erro, pode gostar ou já gostou desse título.
3. Space Impact
Um dos meus estilos de jogos favoritos até hoje, os famosos “jogos de navinha”, destruindo tudo no seu caminho. Na linha dos jogos de celulares antigos seria um dos meus preferidos, apesar de nunca estar presente nos aparelhos que tive.
O Space Impact tem um estilo clássico e era comum em alguns celulares Nokia. O roteiro do game é como todos os da mesma linha, guiar sua nave espacial na missão de destruir naves inimigas e chefes. Possuia gráficos simples e preto e branco, mas não deixava de ser um excelente título, o que o transformou em um dos jogos mais populares da época.
2. Stack Attack
Esse título também foi um dos que mais fez sucesso nos celulares antigos. O Stack Attack é um jogo de quebra-cabeça muito jogado, ainda mais nos modelos da Nokia. Para vencer, basta empilhar blocos que caem do topo da tela para criar uma estrutura estável.
Os blocos não são iguais e possuem formas e tamanhos diversos, aumentando a dificuldade do game. Assim como o clássico Tetris, à medida que a estrutura cresce, a velocidade de queda de cada bloco é ampliada, pensamento rápido, reflexo e estratégia prévia se tornam essenciais.
1. Snake
O clássico dos clássicos, Snake esteve presente em praticamente todos os aparelhos, dos mais simples aos um pouco mais avançados. Esse game da lista de jogos de celulares antigos virou uma verdadeira febre, com diversos amigos competindo para ver quem tinha o recorde mais extenso.
Não tem muito o que falar dele, na tela tinha uma “cobra” em constante movimento que precisava comer as “presas” que apareciam na tela e, ao fazer isso, seu corpo crescia cada vez mais, limitando o caminho livre. O jogador perdia se a cabeça da cobra batesse na parede ou em seu próprio corpo crescente.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos. Desde então, atua como editor no Grupo Gridmidia.