Se existe uma franquia que soube se reinventar nos últimos anos, é Resident Evil. A saga pós-apocalíptica da Capcom segue mais viva do que nunca, intercalando lançamentos de Resident Evil remake com novos jogos.
Curiosamente, a série ainda se mantém (mais ou menos) fiel na narrativa que começou há quase 30 anos.
Muita coisa mudou, mas personagens famosos como Leon S. Kennedy e Chris Redfield retornam tanto em Resident Evil remake quanto em jogos originais. A história já saiu de Raccoon City há anos, mas tudo ainda se conecta às experiências macabras que a Umbrella Corporation realizou por lá.
A Capcom sabe fazer Resident Evil remake
O sucesso dos remakes se deve, em muito, à coragem da Capcom. A empresa não se limitou a simplesmente atualizar os gráficos de jogos de terror tão emblemáticos.
Os remakes trazem muitas novidades, e a nova perspectiva “câmera no ombro” torna suas narrativas ainda mais imersivas. Se as histórias seguem bastante fieis às dos jogos originais, a experiência de revisitá-las é bastante diferente.
Na verdade, não é de hoje que a Capcom revisita a franquia. O primeiro Resident Evil remake lançado foi justamente do primeiro jogo da série. Porém, este foi um título bastante fiel ao game original. Originalmente lançado para o GameCube, o remake está disponível em diversas plataformas.
Foi de 2015 para cá, porém, que a Capcom abraçou os remakes de Resident Evil. Com dois exemplos muito elogiados e um terceiro para sair no início de 2023, este é um grande momento para quem gostaria de conhecer a franquia.
Com tantos jogos sendo lançados (ou relançados), porém, quem acabou de adquirir um videogame da nova geração pode acabar perdido. Se este é o seu caso, não se desespere. O Bit Responde reuniu a lista de TODOS os jogos Resident Evil que você pode jogra no seu Playstation ou Xbox novo!
1. Resident Evil VII: Biohazard (2017)
Depois que a série principal perdeu um pouco a mão, Resident Evil VII meio que levou a franquia de volta às suas origens de terror.
Com uma nova história e um novo ponto de vista (em primeira pessoa), Resident Evil VII nos apresentou a um novo personagem, Ethan Winters, que vai tentar resgatar sua esposa, Mia, da sinistra casa da família Baker.
Resident Evil VII trouxe o survival horror de volta para a franquia, em detrimento da ação. Essa sem dúvida foi uma escolha acertada, pois revitalizou a série.
O jogo foi oficialmente lançado em 2017, mas este ano recebeu uma atualização para Playstation 5 e Xbox Series. É possível encontrá-lo em uma Gold Edition, um pacote completo que inclui conteúdos extras e DLCs.
2. Resident Evil 2 Remake (2019)
Resident Evil 2 é, talvez, o jogo mais querido da franquia. Um remake deste clássico sempre foi muito aguardado. O anúncio oficial foi feito em 2015, e o jogo chegou ao mercado em 2019.
A história ainda é a mesma: Leon Kennedy e Claire Redfield se encontram a caminho de Raccoon City, dois meses após os eventos do primeiro jogo. Com o caos zumbi se espalhando pela cidade, a dupla acaba sitiada na delegacia de polícia, onde se passa boa parte da aventura.
Abandonando a câmera fixa e os controles tipo tanque, Resident Evil 2 Remake é uma reimaginação completa do jogo original. Uma experiência ainda mais aterrorizante e imersiva, e certas novidades, como a presença implacável do Mr. X, deixam tudo ainda mais tenso.
Com dois protagonistas, este Resident Evil remake tem 2 campanhas, cujas narrativas se entrelaçam e aprofundam os detalhes da trama. Resident Evil 2 Remake foi lançado para PC, PS4 e Xbox One, mas recentemente recebeu uma atualização que melhora seu desempenho no Playstation 5 e no Xbox Series.
3. Resident Evil 3 Remake (2020)
Em 2020, um novo Resident Evil remake foi lançado, desta vez uma releitura do terceiro jogo da série. A protagonista da vez é Jill Valentine, e sua missão é escapar de uma Raccoon City caótica, que está (literalmente) prestes a explodir.
Produzido por uma equipe secundária, este remake tem uma pegada diferente do elogiado remake do segundo jogo, sendo mais focado na ação, e a perspectiva “câmera no ombro” em terceira pessoa torna a experiência ainda mais cinematográfica.
Os encontros com o tenebroso Nemesis estão entre os momentos mais emblemáticos do jogo, e garantem perseguições de tirar o fôlego.
Assim como Resident Evil 2 Remake, recentemente o Resident Evil 3 Remake também foi lançado para os consoles da geração passada, mas recebeu uma atualização para o Playstation 5 e Xbox Series.
4. Resident Evil Village (2021)
No ano passado, a Capcom deu sequência à história de Ethan Winters. Três anos após os acontecimentos do sétimo game, o personagem vai parar em um vilarejo europeu muito aterrorizante em busca de sua filha, Rosemary, sequestrada por ninguém menos que Chris Redfield!
Fugindo da figura clássica do zumbi que popularizou a franquia, Resident Evil Village vai por novos caminhos, trazendo vampiros e criaturas semelhantes a lobisomens. Ainda é terror, mas agora passeando por outras vertentes.
Com a recente expansão Shadows of Rose, onde controlamos uma Rosemary adolescente, foi supostamente encerrada a saga da família Winters. O que deixa o futuro de Resident Evil em aberto… o que será que vem por aí.
Resident Evil Village já foi lançado diretamente para os consoles da nova geração, tendo também versões para PS4 e Xbox One.
5. Resident Evil 4 Remake
Fechando essa lista, temos um jogo que ainda não saiu, mas chega logo. Estamos falando de mais um Resident Evil remake, desta vez do quarto jogo canônico da série.
Resident Evil 4 foi um jogo muito influente quando saiu, lá em 2005. Introduzindo a câmera no ombro, o game revolucionou os jogos de tiro em terceira pessoa. Ao longo dos anos, o jogo foi relançado e remasterizado para praticamente tudo que é plataforma (até para óculos de realidade virtual).
A trama do jogo leva Leon Kennedy para os confins de um vilarejo espanhol. Sua missão? Salvar a filha do presidente dos Estados Unidos. O jogo foi uma virada de chave para a franquia, e será interessante ver o que este remake trará de novo para um jogo que ainda e bastante acessível.
O remake de Resident Evil 4 chega em março de 2023, com versões para PC, Playstation 4, Playstation 5 e Xbox Series.
E assim, encerramos a lista de todos os Resident Evil que você pode jogar no seu console da nova geração. Agora, é esperar por Resident Evil 9, ou seja, lá para onde a série vai daqui para frente.
Com informações: Resident Evil Wiki
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui