A Xiaomi está se mostrando cada vez mais competente e continua a diversificar a tecnologia nas quais trabalha. Dessa vez, o novo produto da empresa é o protótipo de um robô funcional apresentado quinta-feira (11).
Xiaomi apresenta robô funcional em evento
O robô, batizado de CyberOne, tem 1,77m de altura e pesa pouco mais de 50 quilos, ganhou o apelido de “Metal Bro”, podendo ser traduzido para amigo de metal (ou companheiro de metal), e recebeu até um signo, Leão.
Sua característica mais marcante foi o fato de sua aparência lembrar um projeto apresentado no ano passado pela Tesla, empresa de Elon Musk, de um robô humanoide, o “Tesla Bot”.
Durante a apresentação, o robô caminhou no palco e até aceitou tirar um selfie com Lei Jun, fundador da Xiaomi, seu criador.
“Com a AI [Inteligência Artificial] em seu núcleo e uma estrutura humanóide em tamanho real como corpo, esta é uma exploração das possibilidades do futuro ecossistema tecnológico da Xiaomi e um novo avanço para a empresa”, acrescentou o executivo.
Construção do robô
A máquina humanoide da Xiaomi tem uma construção muito bem feita e possui tecnologias que permitem não só enxergar o mundo em 3D, como ainda identificar diferentes tipos de som ambiente. Até emoções humanas ele pode identificar.
Como rosto, ele tem um painel OLED curvo e sua mobilidade é feita usando 13 juntas que se movem com tempos de respostas de até 0.5ms. Além disso, o robô é super preciso e sensível.
Um robô realmente incrível que chegou a assustar as pessoas presentes, até o próprio Lei Jun:
I was both nervous and thrilled to interact with him on stage. What did you think of his performance tonight? #CyberOne pic.twitter.com/Je1eXDYEGR
— Lei Jun (@leijun) August 11, 2022
“Eu estava ao mesmo tempo nervoso e emocionado por interagir com ele no palco. O que você achou do desempenho dele hoje à noite? #CyberOne”
Tecnologia ainda é bem cara
A apresentação foi uma surpresa, ninguém estava esperando que a novidade chegasse assim, do nada. Mais surpresa ainda foi ver quanto cada robô custaria, cerca de CNY$ 700 mil, algo em torno de R$ 520 mil.
Uma coisa é certa, não dá para esperar que ele seja produzido em massa ainda, mas a Xiaomi já prometeu que vai continuar adicionando mais recursos ao CyberOne.
É incrível ver como a Xiaomi deixou a Tesla para trás e mais interessante ainda é ver o que a empresa de Elon Musk vai apresentar agora que tem uma concorrente de peso.
E você, o que achou da novidade da Xiaomi? Tem coragem de pagar mais de meio milhão em um robô autônomo?
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui