Rover Perseverance da NASA deixa um pouco da Terra em Marte como uma boa visita

Em nova etapa da missão, rover Perseverance da NASA deposita o primeiro tubo com rochas da Terra na superfície de Marte como "troca".

Os rovers que estão trabalhando em Marte podem ser uma importante peça de descobertas e pesquisas para a NASA. Dessa vez, o rover Perseverance depositou a primeira amostra de rochas na superfície do Planeta Vermelho.

publicidade
Amostras de rocha da Terra são depositadas em Marte por rover da NASA (Imagem: Divukgação/NASA)

Amostras de rocha da Terra são depositadas em Marte por rover da NASA (Imagem: Divukgação/NASA)

NASA está preparando o terreno em Marte – literalmente

A primeira de muitas amostras foi depositada ontem (21) em Marte pelo rover Perseverance da NASA. Um tubo preenchido com rochas foi o primeiro de 10 que formam um depósito que podem ser considerados uma pequena amostra da Terra.

Este primeiro tubo é feito de titânio e está descansando na superfície de Marte após ser depositado pelo Perseverance. Nos próximos dois meses o rover irá depositar mais 9 tubos próximos ao local chamado “Three Forks”. Ali, será a região destinada para a amostra da humanidade em outro planeta.

Esse passo faz parte da campanha da NASA “Devolução de amostras em Marte”. O Perseverance já coleciona 17 amostras (incluindo uma amostra atmosférica) que estão sendo armazenadas com ele.

publicidade

Segundo os pontos da missão, o rover entregaria esses objetos para um módulo robótico que, por sua vez, os depositaria em um pequeno foguete. Esse foguete entraria na órbita de Marte e depois seguiria seu caminho de volta a Terra, trazendo as amostras em “segurança” para análises.

Grandes passos para uma colonização espacial

Marte é o grande objetivo da NASA, mas só será possível chegar lá depois que a agência concluir a etapa do retorno de humanos à Lua até 2025. Depois, a agência irá focar seus esforços em uma nova empreitada que é conseguir chegar em Marte.

Rick Welch, vice-gerente de projeto do Perseverance do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, sigla em inglês) diz:

“Ver nossa primeira amostra no solo é um grande ponto culminante para nosso período de missão principal, que termina em 6 de janeiro. É um bom alinhamento que, assim como estamos iniciando nosso cachê, também estejamos fechando este primeiro capítulo da missão.”

Um dos principais objetivos do Perseverance é a astrobiologia, inclusive a busca por sinais de vida microbiana antiga. Ele será o responsável por caracterizar a geologia e o clima antigo de Marte. Isso poderá abrir caminho para a exploração humana por lá no futuro.

As próximas missões serão conjuntas entre a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA), que enviarão espaçonaves para o Planeta Vermelho buscando análises específicas do local, trazendo para a Terra e aprofundando os estudos.

Com informação: NASA.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Mariana Souza
Escrito por

Mariana Souza