Se você é uma pessoa criativa e, de vez em quando, a sua criatividade fica bloqueada, saiba: isso é normal! Entretanto, pesquisadores estão investigando uma maneira de te livrar do bloqueio criativo.
Criatividade pode ser desbloqueada por ato simples
De forma bem resumida, se está com dificuldade de ativar sua criatividade: saia para andar na rua. É algo simples, mas que vem sendo apontado por pesquisas que o resultado é eficaz.
A pesquisa sugere que andar na rua ajuda a aproveitar o potencial criativo da divagação mental fazendo algo moderadamente envolvente – ou seja, que tome pouco da sua atenção e andar pelas ruas faz isso.
A professora assistente da Universidade de Minnesota e autora sênior do estudo, Caitlin Mills e sua equipe, estavam interessados em estudar quais experiências podem despertar a criatividade, principalmente em pessoas entediadas.
Embora alguns estudos mostrem que divagar ajuda a desbloquear a criatividade, os resultados são variáveis e a equipe de Mills focou nisso: por que os resultados são mistos?
Descobriu-se, então, que divagar pode sim levar a ter ideia mais criativas, porém, se o contexto for moderadamente envolvente. Mills coloca que, talvez, seja por isso que boas ideias surgem quando estamos tomando banho, por exemplo. Essas atividades são descritas como o “ponto ideal” para a criação de novas ideias.
Atividades moderadamente envolventes
O banho é moderadamente envolvente, pois evita que você seja puxado bruscamente para um único padrão de pensamento.
Outro ponto colocado pelo estudo é que atividades chatas também podem promover ideias criativas, entretanto, são mais eficazes para a solução de problemas e não criação de novas ideias.
No caso, dar uma pausa para fazer algo que você não gosta (lavar a louça ou limpar a casa, por exemplo), pode te ajudar a desbloquear uma ideia.
Mills completa:
“Na sociedade de hoje, muitas vezes somos tentados a fazer menos pausas e nos engajar em formas voltadas para a produtividade para preencher nosso tempo. Mas fazer uma pausa pode realmente ser mais útil quando estamos procurando resolver um problema.”
Trabalhos que vieram antes deste já examinaram a ligação entre a divagação mental e a produção de ideias criativas. Mostrou-se que, quando alguém está em uma situação chata, normalmente, a cabeça faz com que ela não permaneça ali.
Entretanto, nem sempre estar em uma situação de tédio faz com que a criatividade apareça, por isso a equipe de Mills definiram o termo “pensamento em movimento livre” como o “local” ideal para a proliferação de ideias.
Então, dê um rolê e deixe a sua mente vagar.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui