Não dá para ficar fugindo da realidade, a tecnologia é, de fato, muito presente em nossas vidas para nos conectar e facilitar o cotidiano. O grande problema é que ela veio ligada às telas e com o tempo percebemos problemas decorrentes do excesso de exposição. As telas servem para tudo, pedir um transporte, assistir conteúdos, ler um livro, pagar contas, pedir comida, se comunicar, trabalhar, relaxar, etc. E como podemos reduzir os danos? Neste artigo vamos te dar algumas dicas para você salvar seus olhos no celular, TV e notebook.
Como a iluminação das telas pode prejudicar os olhos?
O excesso de exposição as telas pode prejudicar muito a qualidade da visão a longo prazo. O problema é uma radiação emitida por um tipo de luz presente nas telas.
“A exposição à luminosidade interfere na saúde da mácula, localizada no centro da retina. A luz azul causa a morte de células que compõe a estrutura que não tem a capacidade de regenerar-se. Ou seja, longos períodos de exposição à luz levam a perda gradativa da qualidade da visão. Além de afetar a mácula a longo prazo, sintomas como olhos secos, visão cansada, enxaquecas e coceira nos olhos são sinais de que a exposição aos aparelhos eletrônicos está sendo prejudicial.”
Todas as telas fazem mal aos olhos?
Basicamente, sim, todas as telas ou pelo menos a grande maioria emite essa radiação da luz azul que, inclusive, contribui para casos de insônia. O mais estranho é que ninguém aponta para uma solução definitiva quanto ao problema, o que existem são possibilidades e práticas para se minimizar as consequências.
Mas pense bem, não podemos regredir a ponto de não utilizarmos mais as telas, a sociedade toda mudou e ampliou frente a elas, é um caminho sem volta. Enquanto não criarem telas que sejam completamente livres da emissão de luz azul, o problema persistirá, seja em escala maior ou menor.
Enquanto outra solução tecnológica não é criada para resolver um problema tecnológico existente, vamos indicar algumas boas práticas para minimizar os danos e salvar seus olhos no celular, TV e notebook.
Salve seus olhos usando estes 3 recursos no seu celular, TV e notebook
As dicas são de uma forma geral que podem ser usadas em todos os aparelhos citados. Em alguns casos, ficará mais claro a facilidade de executar a tarefa em algum dispositivo específico.
Reduzir o brilho de sua tela
É perfeitamente configurável e muito útil nas telas dos smartphones e computadores, um simples acesso no painel de configurações ou de controle as configurações de brilho de tela são encontradas. Você perceberá que a quantidade definida por padrão é completamente exagerada, falo por experiência própria.
Quando reduzi o brilho de ambas as telas, passei a ter muito menos desconforto ao passar muitas horas (de trabalho, principalmente) frente a elas. Outro detalhe que vai além dos olhos é a economia de bateria nos smartphones com essa configuração, elas passam a durar muito mais que antes.
Deixe apenas o necessário de brilho para as informações da tela ficarem nítidas, evite o exagero e de preferência, garanta também uma distância mínima de alguns centímetros (smartphone) e um metro (tela do notebook). Seus olhos vão agradecer
Usar óculos com lentes específicas
É outra boa alternativa, existem diversos modelos de lentes e óculos voltados para filtrar a luz azul das telas, comprei um sem nenhum tipo de grau. Eles normalmente deixam tudo com uma cor mais quente (alguns até possuem lente amarela), mas os modelos mais modernos são completamente transparentes. Não costumam ser caros, então vale o teste.
Ajustar as telas para seu conforto
Aqui eu englobo tudo, tamanho de letras, modo escuro para evitar os fundos brancos e as demais configurações. Alguns modelos de monitores (como o meu), possuem modos de trabalho com cores mais quentes, deixando o branco mais próximo do bege e relaxando os olhos ao olhar na tela. Verifique se o seu também possui algo do gênero, ou mexa manualmente nas cores para tentar alcançar o resultado.
Pausar constantemente a exposição
Essa dica de ouro serve tanto para os olhos quanto para a mente (trabalho, principalmente), use uma regra de 25 minutos com um aplicativo temporizador e levante da cadeira, e saia de perto do monitor por alguns minutos (5) para fechar o ciclo. Esse simples movimento de descansar a vista da exposição com pausas reduz bastante o efeito nocivo para aqueles que precisam ficar horas com os olhos nas telas.
Com informação: Clinica Oftalmed.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui