Assistentes virtuais começaram a pipocar mundo afora, principalmente nas grandes empresas. Elas dão uma sensação de proximidade e confiança para o cliente, falando nisso, você conhece a Sam, da Samsung?
Sam, de Samsung
A Sam, assistente virtual da Samsung, foi apresentada para o público da América Latina em maio de 2021.
Primeiro, ela foi apresentada como uma “facilitadora” de treinamentos de produtos da marca, mas agora ela é o rosto virtual e atua nos multidispositivos da empresa.
Essa é a conectividade que integra os diversos produtos e tecnologias da Samsung.
E o que a Sam pode fazer por você?
Sendo uma assistente virtual, a Sam poderá responder informações, serviços e funções dos produtos da Samsung. Ela também se tornou a “garota propaganda” da marca – assim como a Magazine Luiza fez com a Lu do Magalu.
Além disso, Anna Karina Pinto, diretora de marketing corporativo da Samsung no Brasil, disse:
“A partir de agora, ela (Sam) terá um papel importante nas campanhas de conscientização da Samsung voltadas aos consumidores mais jovens, principalmente a Geração Z”.
Além disso, a Sam tem o objetivo de auxiliar a experiência do usuário no uso dos vários dispositivos conectados à internet e estão sob o controle do aplicativo SmartThings.
Sam não é o primeiro projeto de assistência virtual da empresa. Antes, a companhia fez o Bixby – que ainda existe, mas não o tem o mesmo sucesso de sua “irmã”.
Sam é inspirada em personagens de anime e seu rosto e cabelos tem uma estética bem realista.
No próprio site da gigante coreana é possível “entrar em contato” com a Sam e tirar suas dúvidas, além de procurar por informações.
Ela também sempre está aparecendo em publicações e vídeos das redes sociais da empresa.
Experiência do cliente
A Sam está disponível em alguns modelos dos smartphones da Samsung e a empresa está sempre preocupada em como os clientes lidam com seus produtos.
Dessa vez, a marca parece ter acertado precisamente, já que o lançamento da assistente virtual no Brasil foi um sucesso.
Agora, Sam já está fazendo parcerias com a própria Lu do Magalu e até o Baianinho (assistente virtual das Casas Bahia), mostrando que a ideia deu muito certo por aqui.
Porém, o Bixby quem “é”, de fato, a Inteligência Artificial da Samsung, não confunda os dois!
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui