Samsung é acusada de “maquiar” desempenho de apps; entenda
A Samsung é acusada de cortar o desempenho de apps em seus smartphones de forma indevida não apenas em jogos. Confira e entenda a história!
A Samsung está sendo acusada de impor limites de desempenho em mais de 10.000 aplicativos. Um usuário do Twitter descobriu que a empresa limita o funcionamento dos app com seu Game Optimizing Service (GOS), em português algo como Serviço de Otimização para Jogos.
A sul coreana desenvolveu o GOS para limitar o desempenho de certos jogos e aplicativos para evitar problemas relacionados ao superaquecimento e travamentos alegando que este serviço é limitado apenas a determinados programas (o que não seria verdade, segundo vem sendo apontado na internet).
O usuário do Twitter @GaryeonHan informou que o GOS da Samsung está afetando o desempenho de aplicativos do sistema, aplicativos do Google e de terceiros – mostrando que o serviço não se limita apenas a jogos.
Samsung limita apps mesmo com temperatura apropriada
Segundo as informações trazidas pelo usuário, o GOS limita o desempenho mesmo quando a temperatura do dispositivo está na faixa apropriada. Além disso, o serviço não afeta aplicativos de benchmarking, como o Geekbench e outros, removendo eles da lista para que não seja detectada a queda de rendimento dos aparelhos.
Isso ocorre porque o desempenho do smartphone é pontuado por meio de testes nos aplicativos de benchmarking. Logo, ao remover eles da lista de limitação, faz com que os usuários não saibam a pontuação real do aparelho durante o uso.
Ainda segundo as informações obtidas pelo internauta e pelo blog sul-coreano Naver, aparentemente a Samsung lançou uma investigação interna sobre o assunto. O blog afirma ainda que a fabricante deve discutir oficialmente o assunto em um futuro próximo, para encontrar uma forma de evitar esses problemas e conseguir fazer o uso correto do GOS.
Apesar das acusações e da divulgação que a empresa iria se reunir para debater o assunto, a Samsung não divulgou nenhuma nota referente ao caso e trata tudo de forma interna, sem alardes. Em breve, deve haver algum comunicado ou nota da empresa sobre a correção desse problema.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.