O dispositivo acabou de chegar no Brasil, mas já é uma das grandes sensações do ano. Mas será que ele vai ser um sucesso assim como seu antecessor? Confira aqui os principais detalhes do Samsung Galaxy A55 (5G)!
Samsung Galaxy A55 (5G)
E os rumores finalmente chegaram ao fim com o lançamento do Samsung Galaxy A55 (5G) no mercado brasileiro.
O aparelho já se encontra na loja oficial da sul-coreana e trouxe algumas melhorias importantes em relação ao seu antecessor, o Galaxy A54.
Por outro lado, ele também decepcionou em alguns aspectos, como a falta de recursos importantes de Inteligência Artificial (IA) presente nos topo de linha da marca.
Aparelho com mais cara de premium
A primeira vista, o lançamento traz o mesmo design do A54, porém, alguns detalhes deixam o aparelho um pouco mais com cara de premium.
De cara, ele é levemente maior, com tamanho total de tela de 6,6 polegadas, contra 6,4 no modelo anterior. Mas a diferença mesmo vem nas laterais, que ao invés de plástico e arredondadas agora são em alumínio e retas, exceto no compartimento dos botões laterais.
- Piores Celulares da Samsung em 2024: Não Vale o Preço.
Entretanto, a traseira continua em vidro e com um módulo de câmeras com 3 sensores em linha.
Tela
Mas é bom notar que, embora a tela seja um pouquinho maior — 6,4 polegadas com os cantos arredondados — ela continua sendo um painel Super AMOLED com resolução FHD+ (1080 x 2340 px) de 120 Hz.
Isso significa que, exceto por um porte mais avantajado, não existe ganho real em relação aos modelos.
O Samsung Galaxy A55 (5G) está mais poderoso
Por outro lado, houve um avanço considerável na parte do hardware. As opções agora começam em 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno, mas o grande diferencial é o novo processador, o Exynos 1480.
Por ser um lançamento, ele ainda não conta com suporte total de jogos, o que atrapalha um pouco na hora de medir seu desempenho. Mesmo assim, ele já está anos à frente do Exynos 1380 do A54, que a propósito não é ruim.
Testes sintéticos indicam que o novo modelo é no mínimo 30% mais poderoso, o que resulta numa experiência mais fluida tanto em jogos quanto no uso do dia a dia.
Já na bateria, a marca manteve as configurações de capacidade de 5.000 mAh e carregamento de 25 W — mas o carregador na caixa continua sendo de 15 W.
- Ar Condicionado de 36.000 BTUS: Qual comprar em 2024?
Câmera e software, o que mudou?
No departamento de câmeras, o aparelho continua com o mesmo conjunto de sensores.
Aqui temos na traseira uma principal de 50 MP acompanhada por uma ultrawide de 12 MP e uma macro de 5 MP. na frontal temos a mesma câmera de 32 MP.
Mas a parte interessante é que mesmo os sensores parecendo ser os mesmo do A54, o esperado é que o novo processador traga um pós-processamento mais poderoso.
Na parte de software, ele vem de fábrica já com o Android 14 e a versão 6.1 do One UI. Em contrapartida, seu antecessor ainda está preso na versão 6.0 da interface da Samsung.
Ficha técnica
Confira agora a ficha técnica completa do Samsung Galaxy A55 (5G):
- Processador: Exynos 1480;
- Memória RAM: 8 GB;
- Armazenamento interno: 128 GB / 256 GB;
- Tela: 6,6 polegadas, Super AMOLED, FHD+ (1080 x 2340 px), 120 Hz;
- Câmeras traseiras: 50 MP + 12 M P+ 5 MP, grava em 4K;
- Câmera principal: 32 MP, grava em 4K;
- Bateria: 5.000 mAh.
Quanto custa o Galaxy A55 (5G)?
A Samsung acabou de lançar o aparelho e como de costume ele está com um preço ridiculamente alto.
No momento, o Samsung Galaxy A55 (5G) custa R$2.699,10 à vista, e isso com 10% de desconto.
Com o passar do tempo, ele deve cair de preço, ficando próximo ao valor médio do A54 de R$1.700,00. E neste momento ele poderá facilmente ser considerado o melhor intermediário do mercado, assim como o A54 foi em 2023.
Mas vale lembrar que o A55 é um celular superior ao A54, principalmente em questão de desempenho, tecnologias e construção. Obviamente, ele também deve ter suporte por mais tempo.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui