Samsung quer abolir de vez venda de celulares com carregador
Depois de criticar e fazer piadas quando a Apple decidiu não enviar mais o carregador junto com o iPhone, Samsung toma as mesmas medidas.
Depois de criticar abertamente o iPhone, dizendo que o celulares com carregador são essenciais, a Samsung “queimou a língua” e decidiu fazer o mesmo com as linhas Galaxy SE Note. Outros aparelhos devem ser atingidos.
De acordo com o World Today News, o modelo Galaxy F23 lançado na Índia já não vem com o carregador na caixa (e esse nem é um modelo de ponta cujo preço poderia ser levado em consideração).
O fato é que a empresa já se prepara para que o carregador não esteja mais disponível em toda sua linha. Segundo boatos, a próxima a ser afetada com tal decisão é a linha Galaxy A.
Celular com carregador não será mais o padrão de venda
De acordo com informações publicadas no site Onsitego, feitas pelo insider Yogesh Brar, o Galaxy F23 é um celular intermediário por vir já com o processador Snapdragon 750G, conjunto de câmeras traseira tripla, bateria de 5.000 mah e Android 12 de fábrica.
Brar confirma o preço por 17.499 rúpias (aproximadamente R$1.100) e afirma que na embalagem vem a informação de que não acompanha o carregador – ficando a critério do consumidor usar um antigo, um não-oficial da marca ou adquirir um novo com carregamento rápido.
Lembrando que o Galaxy A13 5G (classificado entre as linhas Galaxy F Galaxy S) já não vem acompanhado de carregador e fones de ouvido. O celular é considerado entre uma linha intermediária e de ponta e foi lançado em dezembro de 2021.
Depois da Apple remover os carregadores a partir da linha iPhone 12, um dos modelos mais vendidos da maçã, a Samsung tinha tomado a decisão de fazer o mesmo nas linhas Galaxy S, Z Fold e Z Flip. Agora, parece que de novo seguirá o rumo que a Apple tomou e fazer o mesmo com os modelos mais antigos.
O que parecia ser restrito apenas aos celulares topo de linha, ao que tudo indica, afetará os intermediários e de entrada, tornando um padrão geral da empresa.
Compromisso com o meio ambiente ou aumento de lucros?
Diminuir o lixo eletrônico pelo qual as empresas de tecnologia são sempre acusadas foi o motivo alegado pela Apple que decidiu adotar um “compromisso com o meio ambiente”. Os críticos, contudo, acusam a marca de querer aumentar a margem de lucros.
Tal medida vai contra a União Europeia, que exige um padrão universal de carregamento para todos dispositivos e manter a porta Lightning.
Na época, a empresa alegou que logo todo o mercado de smartphone iria adotar a mesma medida e, apesar de ter sido “zoada” pela Samsung, na época é o que está acontecendo no momento.
De acordo com o site de uma loja europeia, não só o Galaxy M23 virá sem o carregador, mas também o Galaxy M33 (dois celulares de entrada da empresa para pessoas sem tanto poder aquisitivo).
Por enquanto, a Apple e Samsung são as únicas a adotar a medida (no caso da empresa sul-coreana os tablets também passarão a vir sem o acessório), enquanto suas concorrentes mais diretas – como Motorola, Realme, Xiaomi e Redmi – continuam disponibilizando o carregador sem previsão de mudanças.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redatora, Especialista em Produção de Conteúdo para a Web com formação em Webdesign e Marketing Digital. Estudante de Programação Back-End, Entusiasta de Tecnologia e redatora na BitMagazine trazendo as últimas notícias e informações sobre o mundo tecnológico.