Samsung registra patente de celular com tela que enrola
Mais uma novidade vem aí, Samsung registra patente de celular que pode assumir o posto do famoso Galaxy Z Flip 3.
Quando se trata de smartphones dobráveis, ou “rolaveis”, o primeiro nome que vem à cabeça é Samsung, uma das marcas que mais investe em novos formatos de telas para os seus dispositivos. Mesmo não sendo a primeira a trabalhar com o conceito, a gigante sul-coreana lançou vários aparelhos do tipo na Índia e em outros mercados. Além disso, a empresa gosta de experimentar com outros tipos de telas como deslizantes e roláveis.
Atualmente, temos no mercado um grande domínio dos modelos Galaxy Z Flip 3 e Galaxy Z Fold 3, que se tornaram padrões para seus concorrentes. Porém, parece que a companhia está pronta para apresentar um novo modelo com display rolável, segundo o que podemos ver em patentes recentemente divulgadas.
Leia mais: Samsung anuncia mês de lançamento do Galaxy S22; saiba detalhes do smartphone
A documentação foi aprovada pelo WIPO (World Intellectual Property Organization), e dá alguns direitos de patente à marca sobre um telefone com um display de enrolar e desenrolar ou de deslizar.
Segundo imagens de projetos do dispositivo, ele teria diversos mecanismos distintos: um motor para fazer o display rolável deslizar (isso provavelmente acontecerá mecanicamente); um painel traseiro com o compartimento para a S Pen; e em cima da S Pen existe um buraco (provavelmente para a câmera, mas não há confirmações a respeito).
Os botões de volume e energia também deverão ficar posicionados na mesma parte que a caneta. Já a porta USB-C continua na parte inferior.
Novo smartphone da Samsung é mistério
Por ser uma patente de modelo, não foram revelados detalhes em relação ao hardware do aparelho. Então, é impossível dizer com certeza que processador, memória RAM e armazenamento interno farão parte do produto final. Não dá para saber também qual é o prazo de lançamento desse dispositivo. Mas, baseado em rumores, podemos esperar um possível aparecimento dele ainda neste ano.
Vale lembrar aqui que a aprovação de uma patente não significa, necessariamente, que o produto descrito nela chegará a ser produzido. O aparelho ainda precisa passar por análises dos mais diversos tipos para, então, se determinar se ele é ou não uma solução viável – tanto para a empresa, quanto para o mercado e para o consumidor final.
A certificação de tal documentação às vezes serve apenas como um recurso legal intencionado ao impedimento da cópia de determinada tecnologia por parte de outras empresas que poderiam usá-la sem pagar os devidos direitos, quando aplicáveis.
O que você acha desse tipo de smartphone, com telas roláveis ou dobráveis?
Leia mais: Xiaomi anuncia um novo leitor de digitais revolucionário para seus celulares
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.