Satélite de estudos da NASA passa por dificuldades e pode atrasar pesquisas importantes
NASA está passando um sufoco com o satélite ICON - responsável por estudos na ionosfera da Terra. Confira o que está acontecendo.
A NASA passou por um sufoco daqueles no dia 25 de novembro. A agência espacial perdeu contato com o satélite de estudos atmosféricos, conhecido como ICON e que não respondia mais aos comandos.
ICON ficou sem contato e não respondia aos comandos da NASA
Funcionando além de sua vida útil projetada para o espaço, o satélite da NASA, ICON, perdeu contato com a agência espacial no dia 25 de novembro. ICON é a abreviação para Ionospheric Connection Explorer.
O comunicado foi feito na última quarta-feira, 07, alegando que a agência tentou restaurar contato desde o dia 25 do mês anterior, mas sem sucesso. O comunicado coloca:
“A equipe ainda está trabalhando para estabelecer uma conexão. Trabalhando com a Rede de Vigilância Espacial do Departamento de Defesa, a equipe verificou que o ICON permanece intacto”.
Dentro do satélite, há um dispositivo chamado de “temporizador de perda de comando”, projetado para reiniciar a nave após oito dias que ela estiver sem contato com a NASA.
Entretanto, a reinicialização foi feita no dia 5 de dezembro, segunda-feira, e o satélite permanece sem contato.
O ICON, lançado em 2019, foi pensado para explorar quesitos da ionosfera da Terra que outros satélites não conseguiram alcançar.
Dificuldades e desafios da ionosfera
A ionosfera é uma das camadas da atmosfera terrestre que vai aproximadamente entre 80 a 640 quilômetro acima do nosso planeta. Lá, a radiação muda constantemente e é por essa razão que elementos de telecomunicações podem ser afetados e não funcionarem como o esperado.
A NASA colocou o ICON para fazer uma missão estendida, já que sua missão “normal” acabou em 2021.
Agora, a agência está procurando a fonte do problema e coloca que algumas hipóteses são “problemas nos aviônicos ou nos subsistemas de comunicação por radiofrequência”. Outro ponto colocado no comunicado é:
“A equipe atualmente não consegue determinar a saúde da espaçonave, e a falta de um sinal de downlink pode ser indicativo de uma falha no sistema”.
Isso quer dizer que não se sabe quando a ICON voltará para a superfície da Terra. A NASA também teve problemas de comunicação com a própria nave Orion – que está voltando para casa – e passou por um perrengue para fazê-la voltar aos eixos.
A Orion perdeu o contato com a agência no dia 23 de novembro – dois dias antes da ICON – e os astrônomos ficaram extremamente preocupados ao procurar o motivo da perda de sinal.
Engenheiros investigaram o motivo e logo depois deu tudo certo, a comunicação foi restabelecida e a Orion já está se preparando para voltar à Terra ainda nesta semana.
Com informação: NASA.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui