O smartphone é um dos dispositivos mais importantes na atualidade, afinal, é através dele que as pessoas se comunicam e mantêm contato com o mundo. Mas ele também é usado como carteira e já carrega seus documentos, seu dinheiro e até seu banco. E com tanta importância assim, será que é necessário contratar um seguro de celular?
O que é um seguro de celular?
Seguro de celular é uma modalidade que visa proteger você de eventuais problemas com seu aparelho. Esse é um serviço relativamente comum, utilizado por pessoas que julgam o smartphone um dispositivo indispensável na sua vida.
Em caso de acidente, ou até mesmo de um assalto, desde que tenha cobertura, essa pessoa pode simplesmente recorrer para a seguradora e requisitar compensação pelo aparelho. Geralmente, recebendo um novo no mesmo valor.
É bem útil, principalmente em situações onde o smartphone custa milhares de reais. Por exemplo, vamos supor que você tenha um iPhone 14 Pro, que custa quase R$ 10 mil. Você não vai querer sair dando mole com ele por aí sem ter garantia nenhuma, não é mesmo?
Vale a pena?
Essa já é uma questão muito subjetiva. Temos que pensar que o seguro de celular geralmente é um serviço pelo qual você paga uma taxa mensal, então é bom ter em mente que você pode acabar gastando muito com ele.
Mas, se você planejar certinho, e dependendo do seu caso, ele pode ser bem útil. Confira abaixa uma lista com coisas para considerar na hora de decidir se vale a pena assinar um plano de seguro para o seu smartphone:
- Valor do aparelho: alguns celulares são tão baratos que apenas alguns meses de seguro seria o suficiente para comprar um novo. Em situações como essa, é mais fácil simplesmente comprar outro aparelho caso você o perca ou ele seja roubado;
- Urgência de uso: caso você não possa ficar nem um minuto sem aparelho, gente que trabalha com redes sociais, por exemplo, ter um bom seguro pode garantir que você tenha um novo dispositivo em questão de horas, caso haja algum problema com o seu;
- Serviços oferecidos: em alguns casos o seguro pode oferecer uma cobertura especial que faça sentido para você. Como o Nubank que tem em seu seguro cobertura de transações, assim caso alguém roube seu aparelho e tente fazer transferências, você não fica no prejuízo.
Como foi possível ver, se você precisa ou não de um seguro para o seu celular vai depender de diversos fatores, mas no fim das contas é uma decisão pessoal. Mesmo assim, é sempre bom ter um plano reserva para emergências, como um dinheiro guardado para a compra de um aparelho novo.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui